dentro de nós por quase todo o tempo,
só que quase nunca
somos conscientes disto.
muito se diz que somos eternas crianças,
e somos mesmo!
no bom e no mau sentido.
raro não termos traumas de infância,
raro não ter sido alvo de injustiças
na escola, ou na família
por ter desenhado em paredes
ou por ser canhoto ou ambidestro...
ou por qualquer outra "traquinagem".
raro ter encontrado adultos lúcidos
que pudessem nos encaminhar
de forma correta.
como dizem muitos bons educadores,
educar é amar, é respeitar, é ser justo,
e para isso, antes precisamos nos auto educar!
quem sabe, antes precisemos
fazer muitas "garatujas tardias",
para só depois podermos entender
e respeitarmos as crianças.
vamos precisar de muitos serões para
entendermos o desenho, a linguagem,
a arte infantil, e as crianças!
*Emília Ferreiro - http://cristianemachadopsicopedagogia.blogspot.com.br/2012/09/a-psicogenese-da-escrita-de-emilia.html
nadia gal stabile - 07 10 2014
LEIA MAIS EM : http://revistaescola.abril.com.br/formacao/importancia-garatuja-educacao-infantil-crianca-520247.shtml
Para ler mais clique em :
https://pt.scribd.com/doc/100200586/A-PERSEPCAO-DO-DESENHO-INFANTIL-Como-pensar-o-desenho-infantil
fonte das imagens : Google Imagens
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