quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Gentrificação, despejos, desrespeito pelo povo e reestruturação urbana

Aqui na cidade de São Paulo, desde final dos anos 1960, houveram muitos problemas em vários bairros onde o metrô estava sendo construido. A deterioração do contexto urbano foi enorme, lembro que o bairro do Brás foi até tema de tese de mestrado na USP, de um amigo do curso de Geografia.
Os incêndios em favelas aqui nesta cidade são absurdos! A especulação imobiliária nas grandes cidades brasileiras, é cruel, desumana, fascista. É certo que em países subdesenvolvidos como o Brasil, nunca se poderia esperar que esta tal gentrificação fosse de outra forma, deixando pessoas desabrigadas, que já eram massacradas à prazo e que passam a ser massacradas à vista.
No final desta postagem, há o link de um documentário da HBO : "San Francisco 2.0" , ainda não pude assistir, pois um amigo através do facebook, acabou de citá-lo. Parece que lá as coisas são muito diferentes daqui, pois quando há transformações urbanas, o mais correto é pensar em resolver a situação dos que foram afetados, e não ficar jogando-os de um lado para o outro como lixo!
Afinal, temos tantos urbanistas, tantos arquitetos e tantas pessoas capazes de gestar novos contextos urbanos... porque demolir tudo de forma selvagem e pré histórica, para perder tempo?  e ter de reconstruir tudo partindo do caos total? Infelizmente aqui no Brasil, governos estaduais saem demolindo tudo, massacrando comunidades já massacradas e fica tudo por isso mesmo, porque inclusive um tal governador que destruiu um bairro inteiro na cidade de São José dos Campos está envolvido nos casos de roubos nas obras do Metrô de São Paulo, enfim, as máfias de sempre roubando a vida do povo!  

*Entro na linha verde do metrô de SP, fico em pé no vagão, perto do adesivo da Alstom, colado no vidro da porta - penso, ou sinto mesmo, será esta, minha última viagem de metrô? se esta linha verde foi tão depauperada, e este chacoalhar exagerado...onde um parafuso deve suprir 3, onde a qualidade dos materiais foi subtraída, para que a maior parte da verba fosse para o bolso das máfias...será que hoje saio viva deste vagão?

Nadia Gal Stabile - 19 01 2017

GENTRIFICAÇÃO... é massacrar à vista os que já eram massacrados à prazo - despejos, incêndios em favelas...tudo pela especulação imobiliária e outras vergonhas e crueldades! https://pt.wikipedia.org/wiki/Gentrifica%C3%A7%C3%A3o - http://sarauxyz.blogspot.com.br/2017/01/urgente-solidariedade-as-familias-da.html?spref=fb#.WIERE1xl29M


https://www.facebook.com/blogdoboulos/videos/748784311938789/?pnref=story
LUTAR NÃO É CRIME
Os despejos e prisões não nos intimidarão. Agradeço a solidariedade e apoio de todos e todas. Amanhã faremos um ato simbólico em São Paulo (Auditório da Apeoesp, na Praça da República, as 18hs).
#NãoAosDespejos #LutarNãoéCrime

O que é gentrificação - da Wikipédia:
Chama-se gentrificação (do inglês gentrification) o fenômeno que afeta uma região ou bairro pela alteração das dinâmicas da composição do local, tal como novos pontos comerciais ou construção de novos edifícios, valorizando a região e afetando a população de baixa renda local. Tal valorização é seguida de um aumento de custos de bens e serviços, dificultando a permanência de antigos moradores de renda insuficiente para sua manutenção no local cuja realidade foi alterada.[1][2].
Pelo termo gentrification - derivado de "gentry", que por sua vez deriva do Francês arcaico "genterise" que significa "de origem gentil, nobre" - entende-se também a reestruturação de espaços urbanos residenciais e de comércio independentes com novos empreendimentos prediais e de grande comércio, ou seja, causando a substituição de pequenas lojas e antigas residências. Nos últimos dez anos, este fenômeno tem por exemplo a mudança radical da natureza das lojas de Queen St. West em Toronto ou o enobrecimento de vários bairros antes populares de San Francisco.  (...)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gentrifica%C3%A7%C3%A3o





















http://sarauxyz.blogspot.com.br/2017/01/urgente-solidariedade-as-familias-da.html?spref=fb#.WIERE1xl29M


"San Francisco 2.0" HBO - documentário completo
http://br.hbogola.com/itemView/san-francisco-2.0-738340196
*Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=AitBpPp2sfY

Publicado em 10 de nov de 2016
San Francisco é conhecida como a cidade que acolhe a diversidade cultural, mas sua história mais recente é escrita com o boom da indústria tecnológica. Neste documentário, Alexandra Pelosi retrata os lados positivo e negativo deste auge. “San Francisco 2.0” é o novo documentário de Alexandra Pelosi para a HBO.
Assista a qualquer hora na HBO GO:
http://br.hbogola.com/itemView/san-fr...

Acompanhe a HBO Brasil:
HBO Facebook: https://www.facebook.com/HBOBR/
HBO Twitter: https://twitter.com/HBO_Brasil
HBO Snapchat: @HBO_Snap
HBO Instagram: https://www.instagram.com/hbobr
HBO Periscope: @HBO_Brasil
HBO GO: http://www.hbogo.com.br/

Sobre a HBO Brasil:
A HBO é um canal premium de televisão, que oferece séries, documentários e filmes exclusivos, além do conteúdo original, que conta com séries premiadas como Game of Thrones, O Negócio, Girls, Silicon Valley e Vinyl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...