domingo, 10 de julho de 2016

Pés e o filme Lolita

O filme Lolita foi censurado em 1962 por causa do pé.
O que ocorre na cabeça das pessoas em relação ao pé?
O consumismo deve muito aos pés femininos?
Porque tantos fetiches em relação ao pé?
Tiremos os pés das cabeças!rsrsrsr 
Pra que quero pés, se tenho asas pra voar, 
como dizia Frida Kahlo!




Frase de Frida Kahlo : "Pés, para que os quero, se tenho asas para voar?"





Lolita (1962)Trailer

https://www.youtube.com/watch?v=pa2Xneqv5oc











Lolita é um filme de drama e humor negro[3] britânico-estadunidense de 1962 dirigido por Stanley Kubrick, baseado no romance do mesmo título por Vladimir Nabokov, sobre um homem de meia-idade que torna-se obcecado com uma menina adolescente. O filme estrela James Mason como Humbert Humbert, Sue Lyon como Dolores Haze (Lolita), e Shelley Winters como Charlotte Haze, com Peter Sellers como Clare Quilty.
Devido às restrições na época da MPAA, o filme atenuou os mais provocativos aspectos do romance, algumas vezes deixando muito para a imaginação da audiência. A atriz que interpretou Lolita, Sue Lyon, tinha 14 anos na época da filmagem. Kubrick mais tarde comentou que, se ele tivesse percebido o quão severas as limitações da censura estavam indo para ser, ele provavelmente nunca teria feito o filme.(...)  https://pt.wikipedia.org/wiki/Lolita_(filme_de_1962)



Édipo (em grego antigo: Οἰδίπους, transl.: Oidípous) é um personagem da mitologia grega, famoso por matar o pai e casar-se com a própria mãe. Filho de Laio e de Jocasta, pai de Etéocles, Ismênia, Antígona e de Polinice.
Segundo a lenda grega, Laio, o rei de Tebas havia sido alertado pelo Oráculo de Delfos que uma maldição iria se concretizar: seu próprio filho o mataria e que este filho se casaria com a própria mãe.
Por tal motivo, ao nascer Édipo, Laio abandonou-o no monte Citerão pregando um prego em cada pé para tentar matá-lo. O menino foi recolhido mais tarde por um pastor e batizado como "Edipodos", o de "pés-furados", que foi adotado depois pelo rei de Corinto e voltou a Delfos.
Édipo consulta o Oráculo que lhe dá a mesma previsão dada a Laio, que mataria seu pai e desposaria sua mãe. Achando se tratar de seus pais adotivos, foge de Corinto.
No caminho, Édipo encontrou um homem e sem saber que era seu pai o matou, pois Laio o mandou sair de sua frente.
Depois de derrotar um homem casa-se com a sua mãe, não sabendo que era também a sua mãe biológica.
Após derrotar a Esfinge que aterrorizava Tebas, que lançara um desafio ("Qual é o animal que tem quatro patas de manhã, duas ao meio-dia e três à noite?". Em outra versão da lenda o desafio que a Esfinge lançara é: "Qual é o animal que tem duas patas de manhã, quatro ao meio-dia e três à noite?"), Édipo conseguiu desvendar, dizendo que era ele mesmo. "O amanhecer é a criança engatinhando, entardecer é a fase adulta, que usamos ambas as pernas, e o anoitecer é a velhice que usa a bengala"(Édipo respondeu a segunda versão da pergunta dizendo que era ele mesmo. "O amanhecer é o Édipo adulto andando em duas pernas, entardecer é quando Édipo mata o pai e dorme com a sua mãe, descendo ao nível bestial assim andando em quatro patas, e o anoitecer é ele quando fura seus olhos assim precisando usar a bengala como uma terceira perna.)
Conseguindo derrotar o monstro, ele seguiu a sua cidade natal e casou-se, "por acaso", (já que ele pensava que aqueles que o haviam criado eram seus pais biológicos) com sua mãe, com quem teve quatro filhos. Quando da consulta do oráculo, por ocasião de uma peste, Jocasta e Édipo descobrem que são mãe e filho, ela comete suicídio e ele fura os próprios olhos por ter estado cego e não ter reconhecido a própria mãe. (...) https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89dipo


Carl Jung: Introdução à Arquétipos e Inconsciente Coletivo

http://www.psicosmica.com/2014/12/introducao-arquetipos-e-inconsciente.html






INÍCIO 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...