domingo, 20 de dezembro de 2015

ISADORA DUNCAN






https://www.youtube.com/watch?v=yz6rjz98AXs
















https://pt.wikipedia.org/wiki/Isadora_Duncan

Angela Isadora Duncan (São Francisco, 27 de maio de 1877Nice, 14 de setembro de 1927) foi uma bailarina, considerada a mãe da dança moderna. Teve 2 filhos sendo 2 adotados e cada um de pai diferentes.

Biografia

Isadora foi a terceira filha das quatro tidas pelo casal Dora Gray Duncan, pianista e professora de música e Joseph Charles, poeta. Considerada a pioneira da dança moderna, causou polêmica ao ignorar todas as técnicas do balé clássico. Sua dança foi inspirada pelas figuras das dançarinas nos vasos gregos encontrados, segundo algumas fontes, no Museu do Louvre; já outras fontes informam que tais vasos foram vistos pela bailarina no museu britânico.
Isadora tinha personalidade forte e não se curvava a tradições. Não era afeita ao casamento, tendo casado três vezes.
Isadora morreu em um acidente de carro conversível, quando a sua echarpe ficou presa a uma das rodas, estrangulando-a. O jornal New York Times descreveu de forma sucinta e brutalmente este acidente da seguinte maneira:
Cquote1.svg "O automóvel ia a toda velocidade quando o cachecol de seda forte começou enrolar-se em torno da roda e com uma força incrível arrastou a senhorita Duncan, lançando o seu corpo, primeiramente na parte lateral do carro para em seguida ser atirada com extrema violência contra a rua de paralelepípedos . Ela foi arrastada por vários metros antes do motorista parar o carro. Foi providenciado socorro médico, mas já era tarde demais pois ela tinha sido estrangulada e morrido instantaneamente" Cquote2.svg
New York Times, descrevendo sua morte
Durante anos uma amiga disse que as últimas palavras proferidas antes de entrar no carro conduzido por um jovem, foram: "Adeus, amigos! Vou para a glória.", tendo anos depois rectificado que eram "Adeus amigos. Vou para o amor". A sua intenção era que Isadora fosse recordada com uma frase mais elegante que aquela que realmente proferiu. Foi sepultada no Cemitério do Père-Lachaise, Paris na França.[1] .





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...