segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

ARTE BRASILEIRA - "NÚCLEO BERNARDELLI"

*para ver mais, acessar:
https://www.google.com.br/search?q=n%C3%BAcleo+bernardelli&safe=off&biw=1134&bih=605&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiIu92n5e3JAhVCjZAKHYD4CMsQ_AUIBigB






https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAcleo_Bernardelli

Núcleo Bernardelli


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Núcleo Bernardelli foi um grupo de pintores modernistas brasileiros. Foi fundado em 12 de junho de 1931, com o objetivo de criar uma alternativa para o ensino oficial da Escola Nacional de Belas Artes, enfatizando a liberdade de expressão artística. O nome do grupo foi escolhido em homenagem aos irmãos Rodolfo Bernardelli e Henrique Bernardelli, que também fundaram um curso independente no final do século XIX.

Índice


História

Sua primeira sede foi no atelier fotográfico de Nicolas Alagemovitz, e depois passou a funcionar nos porões da ENBA até 1936, quando mudou-se para a Rua São José e depois para a Praça Tiradentes, n. 85, até dissolver-se em 1941.
O Núcleo buscou antes criar um espaço de convivência, estímulo mútuo e discussão livre do que reformar a linguagem da pintura, embora tenham sofrido influência do construtivismo de Cézanne, do Cubismo e do Impressionismo. Seus integrantes, dos quais muitos se notabilizaram no cenário artístico brasileiro, expuseram em cinco salões próprios entre 1932 e 1941.
O Museu de Arte do Rio (MAR) possui obras de artistas do Núcleo Bernardelli, entre eles Milton Dacosta (doação dos Fundos Kuckinsky e Fundo Bergamin), Bruno Lechowsky (Fundo Gustavo Rebello), Eugenio Proença Sigaud, Braulio Poiava, Quirino Campofiorito e Joaquim Tenreiro (Fundo Z).

Principais integrantes






 https://www.facebook.com/macropizzaria


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...