sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

MANGUE - A ÁRVORE QUE ANDA



Rhizophora mangle: o mangue vermelho

http://www.saccaro.com.br/blog/rhizophora-mangle-o-mangue-vermelho/

 Você sabia que existem cerca de cinquenta espécies de árvores de mangue? É na região do Indo-Pacífico que se concentra a grande maioria. Nas Américas e costa brasileira, são encontradas sete espécies pertencentes a quatro gêneros: Rhizophora, Avicennia, Lagunculária e Conocarpus.

A Rhizophora mangle, Mangue-Vermelho, é a espécie mais conhecida ao longo do Litoral Brasileiro. Por que Mangue-Vermelho? Porque trata-se de uma árvore de casca lisa e clara, que ao ser raspada mostra cor vermelha.

No início da colonização do Brasil foi muito explorada pelos curtumes para tingir couro e hoje tem sua exploração restrita e regulamentada, apesar da grande utilização pelas ceramistas artesãos do Espírito Santo, para tingimento e impermeabilização das panelas de barro e utensílios domésticos.

Quer saber muito mais sobre o Mangue? Fique de olho no blog da Saccaro! Mais informações e curiosidades estão vindo!

Mangue: a árvore da vida

http://csj-vilavelha.blogspot.com.br/2006/09/mangue-rvore-da-vida_21.html 

 As árvores de mangue são vivíparas, pois após a fecundação das flores, ocorre o desenvolvimento do fruto que germina ainda preso a planta-mãe, denominado propágulo. Esse fruto é levado ao sabor das mares e em seguida se fixa ao sedimento dando início ao desenvolvimento de um novo vegetal.

A vegetação do manguezal apresenta uma espécie denominada mangue vermelho (Rhizophora mangle), cuja casca, possui uma substância denominada tanino, que auxilia as Paneleiras de Goiabeiras na fabricação da autêntica Panela de Barro, fruto da cultura capixaba.



A ÁRVORE QUE ANDA
http://origemdequasetudo.blogspot.com.br/2010/02/arvore-que-anda.html


(...) Esta árvore é uma curiosa exceção que possui a capacidade de se locomover, uma proeza para o reino vegetal. Várias ramificações do seu caule, que parecem raízes externas, chegam ao solo fixando-a, essa parte do caule são os “pés” do mangue. Devagar e sempre, esses pés morrem de um lado e nascem de outro, dando à árvore a capacidade de andar. Mas o mangue possui uma marcha bastante lenta, e sua locomoção anual é de apenas um metro.

O motivo pelo qual o mangue se locomove e a direção do seu caminho ainda é assunto discutido por cientistas, não havendo uma resposta definitiva.











































https://pt.wikipedia.org/wiki/Manguezal

http://pt.depositphotos.com/5408359/stock-photo-white-mangrove-tree-with-roots.html 

http://www.oestadoce.com.br/cadernos/o-estado-verde/o-vermelho-que-brota-no-mangue

http://portuguese.alertdiver.com/Manguezais-e-Angiospermas-Marinhas




https://www.facebook.com/macropizzaria


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...