domingo, 12 de julho de 2020

#LIBERTEOFUTURO


NOSSO MOVIMENTO
Muitos têm repetido que o mundo não será o mesmo após a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Não será. Mas poderá ser ainda pior.

Hoje, apenas 2.153 bilionários concentram mais riqueza material do que 60% dos outros 7.790.000.000 de seres humanos que habitam o planeta. Esses bilionários representam uma fração tão insignificante no conjunto da população global que os números falham em torná-los visíveis como porcentagem. A desigualdade racial, social, de gênero e de espécie que provocam, porém, é brutalmente visível.

Queremos um mundo para 99,99%.

Não podemos nos render à volta da normalidade que corrompe a natureza e condena bilhões à pobreza e à exaustão de seus corpos. Não devemos permitir que a Amazônia, cada vez mais perto do ponto de não retorno, siga sendo destruída. Precisamos usar a suspensão das atividades econômicas imposta pelo vírus para voltar a imaginar um futuro onde possamos e queiramos viver. Estamos em isolamento físico, mas não em isolamento social. As ideias precisam circular. Imaginar o futuro já é começar a criá-lo.

Por que lançamos esse movimento? Porque queremos um mundo para os humanos e suas futuras gerações – e também para todos os seres não humanos que habitam a Terra. Temos que nos juntar em torno dessa urgência. Se não nos movermos, teremos apenas um futuro hostil, num planeta devorado pelo capitalismo e pela crise climática causada por um modo de produção incompatível com a vida. A destruição da natureza, da qual a maioria dos humanos tragicamente se descolou, provocará cada vez mais pandemias e está levando o planeta ao superaquecimento. Lançamos esse movimento porque não queremos ser abatidos como gado. Seja no campo ou na cidade, queremos viver como floresta – em pé – e lutar.


https://www.youtube.com/watch?v=-I6OnQfn9Ik&t=6s


Os "Laboratórios Sociais: Liberte o Futuro" são jornadas colaborativas de encontros online entre pessoas que protagonizam inovações para criar futuros, a partir do chamado das "Cinco Propostas para Adiar o Fim do Mundo". É o momento de aprofundamento, de planejar ações para o futuro e executá-las no presente. É uma invocação da responsabilidade coletiva expressada pela equação da rebelião: Eu+1+ (criação do pescador e poeta do Xingu Élio Alves da Silva).
A metodologia do Lab #LiberteoFuturo tem como objetivo, a partir do entendimento sistêmico dos problemas, estimular ideias, ações, protótipos e propostas que promovam a cultura em rede, novas incidências na vida coletiva e pautas interativistas, possibilitando a ampliação e o fortalecimento de vínculos, assim como a criação de estratégias de convergência entre pessoas que protagonizam inovações.
O Lab #LiberteoFuturo é um processo dialógico de mudança envolvendo pessoas interessadas em construir um futuro promissor e/ou iniciativas destinadas a abordar os problemas pela raiz, acelerar a transformação, convergir ações e contribuir para a promoção do bem comum.
Serão 12 encontros virtuais - uma vez por semana, durante três meses - com duração de duas horas cada, entre encontros com convidados, de cocriação e alinhamento do grupo. O compromisso é com o processo, com a experimentação e com a colaboração, mas a intenção é despertar o interesse das pessoas e coletivos para a ideação e a ação.
Inscreva-se aqui!
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc74-rSYZuEfts-7xkj_oh5AFmdY-WUJWkTIgQicyo5w7vhGA/viewform

http://liberteofuturo.net/

INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...