sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

CORONELISMO ELETRÔNICO - A DEMOCRACIA AINDA NÃO CHEGOU NAS CONCESSÕES DE RÁDIO E TV BRASILEIRAS


 *Elvira Lobato jornalista especializada no tema das concessões públicas de radio e tv no Brasil

 *Alberto Dines - Observatório da Imprensa debate o tema das concessões públicas de rádio e tv desde 1998
  

http://tvbrasil.ebc.com.br/noticia/2015-12-09-observatorio-da-imprensa-discute-o-coronelismo-eletronico-nesta-quinta-1012

Observatório da Imprensa discute o coronelismo eletrônico nesta quinta (10/12)

Especialistas analisam a cassação das concessões de emissoras de parlamentares
Professor Venício Lima fala sobre o "coronelismo eletrônico"Professor Venício Lima fala sobre o "coronelismo eletrônico"O Observatório da Imprensa desta quinta-feira, 10 de dezembro, às 23h, na TV Brasil, trata do coronelismo eletrônico e da ação do Ministério Público Federal para cassar as concessões de emissoras de rádio e televisão em nome de parlamentares, o que é proibido pela Constituição de 1988.

O MP vai desencadear ações contra 32 deputados federais e 8 senadores que constam em seus registros como sócios de emissoras de rádio ou TV. A iniciativa inédita tem o aval do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Para debater a polêmica, o apresentador Alberto Dines recebe a jornalista Elvira Lobato; o professor Venício Lima, da UNB; e o Procurador Federal dos Direitos do Cidadão, Aurélio Rios, do MPF.

O programa mostra que no alvo dos procuradores estão senadores e deputados de vários partidos que aparecem como sócios de 93 emissoras. De acordo com o artigo 54 da Constituição, o parlamentar não pode ser dono de concessionária de serviço público já que os detentores de meios de comunicação expressam, a partir das suas emissoras, opiniões políticas favoráveis a eles próprios e deixam seus adversários em desigualdade.

No processo no Supremo Tribunal Federal, a ministra Rosa Weber afirmou que “há um risco óbvio na concentração de poder político com controle sobre meios de comunicação de massa” e que, sem a proibição expressa na Constituição, “haveria risco de que o veículo, ao invés de servir para o livre debate e informação, fosse utilizado apenas para o benefício do parlamentar”.

Miguel Angelo Cançado é presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso NacionalMiguel Angelo Cançado é presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso NacionalO Observatório da Imprensa já tratou do tema desde a sua criação e insiste no debate porque entende que a concentração não é condizente com a democratização dos meios de comunicação. O jornalístico da emissora pública resgata o termo "coronelismo eletrônico", alcunha criada pelo professor Venício Lima que participa do debate.

Para ampliar a análise, o programa da TV Brasil ainda gravou entrevistas com outras convidados que dominam o assunto como o jornalista Franklin Martins, ex-ministro das Comunicações; a deputada federal Luiza Erundina; o advogado Miguel Angelo Cançado, presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional; o ministro do STF, Luiz Roberto Barrozo; e o jornalista Sylvio Costa, idealizador do Congresso em Foco.

Serviço
Observatório da Imprensa – quinta-feira (10), às 23h, na TV Brasil


http://observatoriodaimprensa.com.br/author/elvira-lobato/


 

Veja aqui os artigos de Elvira Lobato

http://observatoriodaimprensa.com.br/author/elvira-lobato/ 

http://www.agora.uol.com.br/brasil/2015/11/1709472-parlamentares-podem-perder-suas-concessoes-de-radio-e-tv.shtml



http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/11/1709360-acoes-visam-cassar-licencas-de-radio-e-tv-de-40-congressistas.shtml


http://blogdoprimo.com.br/noticias/folha-de-sao-paulo-mpf-quer-cassar-concessao-das-radios-e-tv-de-jose-agripino-e-outros-congressistas/




http://m.folha.uol.com.br/poder/2008/09/449946-concessoes-de-184-emissoras-de-radio-e-tv-estao-vencidas.shtml?mobile




http://www.fenaj.org.br/materia.php?id=3312


http://jornalismob.com/2011/03/28/folha-denuncia-o-que-ja-sabiamos-concessoes-de-radio-e-tv-sao-uma-farra/

http://intervozes.org.br/10anos/2007/11/15/revista-concessoes-de-radio-e-tv-onde-a-democracia-ainda-nao-chegou/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...