quarta-feira, 4 de novembro de 2015

CURSO LIVRE MARX - ENGELS - EVENTO GRATUITO - 7 DE NOVEMBRO




CURSO LIVRE MARX - ENGELS  EVENTO GRATUITO 
7 DE NOVEMBRO

Lançamento do livro Curso Livre Marx-Engels: a criação destruidora
Data: 7 de novembro
Horário: das 14h às 18h

 

Local: Centro Cultural da Juventude – Anfiteatro

Curso livre Marx-Engels


 
UMA INTRODUÇÃO A MARX E ENGELS NO CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE


A editora Boitempo, em parceria com o Centro Cultural da Juventude, organiza no dia 7 de novembro uma tarde de atividades introdutórias à vida e à obra dos filósofos alemães Karl Marx e Friedrich Engels, autores do Manifesto Comunista. Às 14h, o jurista e filósofo do direito Alysson Mascaro apresenta aula de "Introdução ao marxismo", com mediação da filósofa feminista Djamila Ribeiro. Em seguida, às 16h, o debate "Marxismo, luta de classes e libertação" reúne a urbanista Ermínia Maricato, o jurista Silvio Luiz de Almeida e o professor de jornalismo Dennis de Oliveira, com mediação do sociólogo João Alexandre Peschanski. Durante o evento, a Boitempo lança uma versão em livro de seu tradicional Curso Livre Marx-Engels, com textos de alguns dos mais importantes pesquisadores marxistas do Brasil.
Programação
  • Das 14h às 15h45 | Introdução ao marxismo – aula de Alysson Mascaro, com mediação de Djamila Ribeiro
  • Das 15h45 às 16h | Sessão de autógrafos dos livros Curso Livre Marx-Engels e Estado e forma política, com Alysson Mascaro
  • Das 16h às 18h | Debate “Marxismo, luta de classes e libertação” – com Ermínia Maricato, Silvio Luiz de Almeida e Dennis de Oliveira, com mediação de João Alexandre Peschanski

Serviço
Lançamento do livro Curso Livre Marx-Engels: a criação destruidora
Data: 7 de novembro
Horário: das 14h às 18h
Local: Centro Cultural da Juventude – Anfiteatro
Endereço: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo - SP

Evento gratuito. Livre para todos os públicos. 200 vagas. Necessário retirar ingresso a partir das 13h. Até 2 por pessoa.

Lançamento




Curso livre Marx-Engels
José Paulo Netto




O guia de introdução Curso livre Marx-Engels atravessa as principais obras do marxismo, do Manifesto Comunista ao Capital , apresentando os fundamentos do pensamento de Marx e Engels e esclarecendo a origem de conceitos-chave como “luta de classes”, “proletariado”, “alienação”, “ideologia” e “materialismo histórico”. Organizado por José Paulo Netto.
Compartilhe |

Curso Livre Marx-Engels
Em oito aulas temáticas, o guia de introdução atravessa as principais obras do marxismo, do Manifesto Comunista ao Capital, apresentando os fundamentos do pensamento de Marx e Engels e esclarecendo a origem de conceitos-chave como “fetichismo da mercadoria”, “luta de classes”, “proletariado”, “alienação”, “ideologia”, “crítica da economia política”, “materialismo histórico”, “ditadura do proletariado”, entre outros.
Coordenada por José Paulo Netto, a obra conta com textos revisados e atualizados de alguns dos maiores pesquisadores do marxismo do Brasil: Alysson Leandro Mascaro, Antonio Rago Filho, Jorge Grespan, Mario Duayer, Osvaldo Coggiola, Ricardo Antunes, Ruy Braga e o próprio organizador. O livro fornece um breve panorama didático de como ler, debater e refletir sobre a obra e o legado de Marx e Engels hoje – um arcabouço teórico que se reafirma, no atual cenário de crise global, como absolutamente incontornável para compreender e transformar nossa modernidade.
A publicação é uma coedição da Boitempo com a Carta Maior e a versão em livro do tradicional Curso Livre Marx-Engels, tomando como base as aulas de sua IV edição, realizada em 2013, no Sesc Pinheiros. O evento integrou o projeto Marx: A criação destruidora, que reuniu cerca de 5.000 pessoas, tanto presencialmente como por meio da transmissão online simultânea.

Ficha técnica
Título: Curso livre Marx-Engels: a criação destruidora
Organizador: José Paulo Netto
Apresentação: Ivana Jinkings
Autores: José Paulo Netto, Alysson Leandro Mascaro, Antonio Rago Filho, Jorge Grespan, Mario Duayer, Osvaldo Coggiola, Ricardo Antunes, Ruy Braga
Páginas: 192
ISBN: 978-85-7559-469-8
Coleção: Marx-Engels
Editora: Boitempo

https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=wm#inbox/150d33e9015b2b55?projector=1




comunicacao@boitempoeditorial.com.br www.boitempoeditorial.com.br
Rua Pereira Leite, 373 | Sumarezinho | São Paulo | SP | Brasil
Tel.: (55 11) 3875-7285/50 | Fax: (55 11) 3872-6869

Siga a Boitempo
Facebook
Twitter
Google +
Youtube

Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...