terça-feira, 24 de novembro de 2015

CIENTISTAS REUNIDOS PARA FAZER UMA ANÁLISE INDEPENDENTE DO DESASTRE EM MARIANA/MG


*via amigo Bosco Ponto Kom

CIENTISTAS REUNIDOS PARA FAZER UMA ANÁLISE INDEPENDENTE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DO DESASTRE EM MARIANA/MG

http://giaia.eco.br/




Grupo Independente para Avaliação do Impacto Ambiental


Ciência independente, Ciência transparente, Ciência cidadã
O Grupo Independente de Avaliação do Impacto Ambiental (GIAIA) é um coletivo científico-cidadão que se organizou através da internet para fazer uma análise colaborativa do impacto ambiental resultante do rompimento da barragem de rejeitos em Mariana - Minas Gerais.

Nosso grupo nasceu no meio de uma polêmica. As primeiras informações que foram sendo veiculadas sobre a toxicidade dos rejeitos que escorriam pelos rios da bacia do Rio Doce eram conflitantes. Além disso, a postura das instituições públicas foram em um primeiro momento tímidas. Daí surgiu a idéia de criarmos um grupo autônomo de pesquisadores para realizarmos uma avaliação independente de controles financeiros e políticos dos impactos ambientais do acidente.

Acreditamos que a ciência, e os estudos de impacto ambiental devam ser transparentes. Os dados e as análises disponibilizados livremente. Qualquer pessoa da sociedade deve ter livre acesso ao conjunto de dados e as análises que foram executadas.

O envolvimento da comunidade nas atividades científicas é fundamental para expandir a nossa capacidade de coleta de dados; ampliar, disseminar e valorizar o conhecimento científico; valorizar e empoderar o cidadão, além de ampliar o pensamento crítico e gerar insumos políticos para um possível debate posterior das consequências do desastre.

Acesse aqui nossa base de dados.

Acesse aqui nossos grupos de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...