sábado, 28 de novembro de 2015

RENDIMENTO BÁSICO INCONDICIONAL - PORTUGAL

*via Claudio Estevam Próspero da página Internetocracia - Brasil
https://www.facebook.com/InternetocraciaBrasil/?fref=ts




https://www.youtube.com/watch?v=Y0kGwwRaDi0#t=11
O video em baixo vai esclarecer várias dúvidas, que decerto terás neste momento:


http://www.rendimentobasico.pt/

http://ruportugal.blogspot.com.br/2015/08/o-que-e-o-rendimento-basico.html





15/08/2015


O que é o Rendimento Básico Incondicional ?




Um grande número de activistas na Europa e no mundo estão a procurar desenvolver e promover a ideia do Rendimento Básico Incondicional.



O Rendimento Básico Incondicional é uma prestação atribuída a cada cidadão, independentemente da sua situação financeira, familiar ou profissional, e suficiente para permitir uma vida com dignidade.



Sabes o que é?





Um RBI é Universal, não discrimina ninguém, todos o recebem; Incondicional um direito para todos, sem burocracias; Individual, garante autonomia às pessoas em situação vulnerável; Suficiente para viver com dignidade.






Definição do Rendimento Básico Incondicional



1. Universal: Em princípio, todas as pessoas, independentemente da idade, ascendência, local de residência, profissão, etc., têm direito a receber esta dotação. Reivindicamos, deste modo, um rendimento básico à escala europeia que seja garantido e incondicional.



2. Individual: Todas as mulheres, todos os homens, todas as crianças têm o direito a um rendimento básico numa base individual, e certamente que não numa base conjugal ou familiar. O Rendimento Básico Incondicional será independente das suas circunstâncias: do estatuto marital, configuração da família ou coabitação, ou do rendimento ou propriedade de outros membros do agregado familiar. Esta é a única forma de se assegurar a privacidade e de prevenir o controlo de uns indivíduos sobre outros, permitindo a cada pessoa tomar as suas próprias decisões.



3. Incondicional: Concebemos o rendimento básico como um direito humano que não deve estar dependente de quaisquer condições prévias, seja uma obrigação por parte do beneficiário de integrar um emprego pago, de se envolver em serviço comunitário ou de comportar-se de acordo com os papéis sociais tradicionais quanto ao género.



4. Suficientemente elevado: A quantia deve ser suficiente para garantir condições de vida decentes, que estejam de acordo com os padrões sociais e culturais do país em questão. Deve prevenir a pobreza material e garantir a oportunidade de participar na sociedade. Isto significa que o rendimento líquido deverá, no mínimo, estar ao nível de risco de pobreza de acordo com os padrões europeus, o que corresponde a 60% do denominado rendimento mediano por adulto equivalente. Especialmente em países nos quais a maioria aufira de rendimentos reduzidos, e em que por consequência o rendimento médio seja reduzido, um índice de referência alternativo (um cabaz de bens, por exemplo) deve ser usado para determinar o valor do rendimento básico, de modo a que este garanta uma vida com dignidade, segurança material e participação plena na sociedade.



podes obter mais informações aqui






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...