quarta-feira, 25 de novembro de 2015

GUARÁ-VERMELHO

O guará (Eudocimus ruber) é uma ave ciconiforme da família Threskiornithidae. Também é conhecida como íbis-escarlate, guará-vermelho, guará-rubro e guará-pitanga.

Etimologia

"Guará" origina-se do termo tupi awa';rá, que significa "penas para enfeitar" [1] .

Características

O guará está presente em Trinidad e Tobago (onde é a ave nacional), na Colômbia, na Venezuela, nas Guianas e no litoral do Brasil, onde ocorre em abundância no litoral do Amapá, em São Paulo, nos municípios de Peruíbe, Cananeia, Iguape, Cubatão e Guaratuba (cidade do litoral do Paraná em que seu nome é uma referência desta ave)[2] e havendo grupos isolados, já relatados, em mangues do estado do Espírito Santo, mais especificamente em Guarapari. Após vários anos de extinção, a espécie pode ser encontrada também no estado de Santa Catarina, mais especificamente no litoral norte. Porém sua população vem crescendo, o que pode favorecer o repovoamento de outros municípios do estado de Santa Catarina (Grose et al. 2013).
O guará mede cerca de cinquenta a sessenta centímetros. Possui bico fino, longo e levemente curvado para baixo. A plumagem é de um colorido vermelho muito forte, por causa de sua alimentação à base de um caranguejo que possui um pigmento que tinge as plumas. No cativeiro, com a mudança da alimentação, as plumas perdem a cor e ficam com um tom cor-de-rosa apagado.
A reprodução é feita em colônias. O ninhos são feitos no alto das árvores de mangue. A fêmea põe dois ou três ovos de cor bege, com manchas marrons. Os filhotes nascem de cor escura, e peito branco, se tornando completamente vermelhos após 1 e 1 ano e meio de vida.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guar%C3%A1

http://blog.brasilturista.com.br/ilha-do-caju-maranhao-um-lugar-para-se-desligar-do-mundo/


















http://www.radiogramadonews.com.br/gramadozoo-registra-nascimento-de-guara-rubra/














https://www.youtube.com/watch?v=6Xsm4R2Ime8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...