domingo, 15 de novembro de 2015

Conflito de informações na tragédia em Mariana

Conflito de informações na tragédia em Mariana

Na Coletiva de Imprensa que acaba de acontecer em Mariana com o governador Pimentel (PT),entre outros, há choque de informações sobre vítimas da tragédia em Minas Gerais e desespero das famílias continua.

http://www.esquerdadiario.com.br/Conflito-de-informacoes-na-tragedia-em-Mariana

 
Acaba de acontecer a Coletiva de Imprensa em Mariana, em que falou o Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), o coronel Helbert Figueiró, coordenador estadual da Defesa Civil de Minas Gerais e, por fim, o coronel Walberto do Corpo de Bombeiros, onde houve choque de informações com os primeiros pronunciamentos oficiais, já que haviam confirmado duas mortes frutos da tragédia de quinta-feira, e agora, colocam uma morte por mal súbito (no momento inicial da ruptura das barragens) e a segunda, deixaram de relacionar com o ocorrido, dizendo que ainda estão em análise os motivos da morte da segunda pessoa.

O Esquerda Diário conversou com Flavia Vale, dirigente do MRT que está em Mariana prestando solidariedade às vítimas e esteve presente na Coletiva de Imprensa: " Este choque de informações mostra ainda mais a necessidade de uma abertura das investigações e da apuração numa perspectiva que seja independente dos interesses das mineradoras e dos governos, pois se seguir assim, a população continuará sem nenhum esclarecimento da situação dos seus familiares queridos".

Flavia ainda disse "Além dessa segunda morte a ser analisada, há um terceiro corpo que foi visualizado em Acaiaca e ainda precisa ser retirado dos escombros e analisado. O distrito de Bento Rodrigues permanece fechado pela polícia militar a pedido da mineradora Vale, o que contribui para as informações desencontradas e o desespero das famílias. É preciso que essa investigação independente, se dê através da criação de um comitê de gestão da crise, composta por trabalhadores e população, com suas organizações de base, sindicatos, associações de moradores, para que realmente seja feita uma apuração dos fatos que permita chegar aos responsáveis e às causas reais dessa tragédia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...