segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Morte do Rio Doce faz Povo Krenak chorar em Minas e fechar ferrovia da Vale em protesto

http://radioyande.com/default.php?pagina=blog.php&site_id=975&pagina_id=21862&tipo=post&post_id=456




Cemitério de peixes na margem do Rio Doce (Foto: Divulgação - Facebook - Apurina krenak)

O desastre que ocorreu em Mariana, um distrito de Minas Gerais no dia 05/11 deixou um rastro de mortos, desabrigados e muito sofrimento com o rompimento das barragens de rejeitos da mineradora Samarco no Distrito de Bento Rodrigues.

A mineradora é uma empresa controlada por duas outras: a anglo-australiana BHP Billiton Brasil Ltda. e a brasileira Vale S.A., os rejeitos dessa exploração eram estocados pelas barragens que se romperam. Análises laboratoriais, encontraram partículas de metais pesados como chumbo, alumínio, ferro, bário, cobre, boro e mercúrio na água do rio. O Ministério Público acusou a empresa de negligência, por já terem sido alertados dos riscos.

O Povo Krenak possui uma ligação muito forte com o Rio Doce, eles vivem na margem esquerda do rio, no município de Resplendor, região Leste de Minas Gerais. Eles fecharam a  ferrovia da Vale em protesto e foram notificados com uma decisão judicial dando o prazo de até a próxima terça-feira (17), para deixar o local e tentaram neste sábado (14) um acordo com a Empresa Vale. O bloqueio começou por volta das 16h desta sexta-feira (13), eles divulgaram uma carta sobre as reivindicações. 


Redação Yandê

Índios da Reserva Krenak choram a morte do rio Doce


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...