quinta-feira, 12 de novembro de 2015

7 DIAS DO INÍCIO DA TRAGÉDIA NA REGIÃO DE MARIANA, SOLIDARIEDADE E FORÇA ÀS VÍTIMAS!

Bento Rodrigues, Barra Longa, Camargos, Paracatu, Mariana e muitas outras cidades, prejudicadas. Solidariedade às vítimas!
Força para o povo da região de Mariana!!

 #‎SamarcoNaoFoiAcidente‬



https://www.facebook.com/MAB.Brasil/videos/vb.241651645926250/906848809406527/?type=2&theater

Ato no Rio denuncia responsabilidade da Vale em Mariana (MG)


Em frente ao prédio da mineradora, manifestantes rejeitaram hipótese de apenas acidente

http://www.mabnacional.org.br/noticia/ato-no-rio-denuncia-responsabilidade-da-vale-em-mariana-mg



por Nacho Lemus, do Brasil de Fato

Seis da tarde de terça-feira (10) no centro financeiro do Rio de Janeiro. De todos os prédios sai uma multidão de funcionários que encerram os seus expedientes. Tudo dentro da normalidade, menos em frente ao prédio da transnacional Vale: corpos em lama estavam deitados sobre a calçada. Um grupo de ativistas e artistas em silêncio reclamava #naofoiacidente, em referência ao derrame de lama da mineradora Samarco, que já tem 6 mortos e 22 desaparecidos no distrito de Mariana (MG).
“A marca Samarco, é uma forma jurídica. Porque os donos são a Vale, que é a maior mineradora do Brasil e o outro 50% é da australiana BHP (Billiton), que é a primeira mineradora do mundo. Elas devem ser responsabilizadas pelos crimes”, diz Meli Trentin, da ONG Justiça Global.
Não escaparam ao ato as denúncias de fraude na privatização da Vale, que foi entregue ao capital financeiro internacional por R$96 bilhões a menos do que seu preço real, durante o governo FHC.
“A empresa fala de acidente e nós, como o Ministério Público, falamos de crime ambiental, falamos de pessoas que ficaram sem água, falamos de resíduos tóxicos. Achamos que uma empresa que privatiza seus lucros, não pode socializar seus prejuízos”, explica uma participante do coletivo que prefere não expor seu nome.

Novo ato
Movimentos convocam para um novo ato na porta do prédio da Vale (Av. Graça Aranha, 26), na próxima segunda-feira (16), às 17h. O objetivo é pressionar para que as proprietárias da mineradora Samarco assumam suas responsabilidades.


http://www.mabnacional.org.br/noticia/boletim-mariana-mg


https://www.facebook.com/MAB.Brasil/

Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)


Se a mídia burguesa se omite, a comunicação popular não se furta em dar nome aos culpados pela tragédia anunciada em Mariana (MG): a Samarco é uma empresa da Vale e da BHP Billiton.
Estas duas lucraram 13 bilhões de reais nos últimos cinco anos e repassaram apenas 17 milhões de reais de royalties ao município por ano.
#‎SamarcoNaoFoiAcidente‬



 https://www.facebook.com/MAB.Brasil/posts/906892162735525


10 nov 16h34Atualizado em 11 nov 13h23

João Macêdo afirma que Paracatu está correndo o risco de ser devastada e que mineradora mente em seus comunicados

http://paracatu.net/view/6275-joao-macedo-afirma-que-paracatu-esta-correndo-o-risco-de-ser-devastada-e-afirma-que-mineradora-mente-em-seus-comunicados

  

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2015/11/09/interna_gerais,705931/idosa-que-vivia-ha-88-anos-em-paracatu-conta-como-escapou-da-morte-apo.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...