sábado, 19 de setembro de 2015

A FOME NO MUNDO, O FRACASSO DA REVOLUÇÃO VERDE, AS HIBRIDAÇÕES E OS TRANSGÊNICOS

A FOME NO MUNDO, O FRACASSO DA REVOLUÇÃO VERDE, AS HIBRIDAÇÕES E OS TRANSGÊNICOS

Hoje costuma-se dizer que um determinado produto terá seu preço reduzido conforme seu  consumo for aumentando...como se isto resolvesse a produção, a demanda. Infelizmente estamos presenciando que a tecnologia ainda não tem dado conta de demandas  de consumo cada vez maiores, e nem o planeta está tendo condições de suprir tudo isto, sem se exaurir. 

A revolução verde fracassou faz tempo, e muitos não foram informados disto.

As sementes transgênicas e todos os agroquímicos intrínsecos a tais culturas  (OGMs), mostram-se ineficientes, causadores de inúmeros desequilíbrios importantes e já se constata seu fracasso e perigo a saúde humana, além de serem  perigosos e destruidores da biodiversidade. Já se pode constatar, por exemplo, que a padronização brutal em relação às particularidades de cada solo, andam causando desequilíbrios grandes ao meio ambiente, deixando os agricultores perdidos, em situações arriscadas, ocasionando a fome ou a falta de segurança alimentar em países do terceiro mundo.(errata)

A agroecologia quase sempre surge para consertar os estragos desta agricultura industrial, massificada que negligencia características particulares de cada solo e clima e que está longe de poder ser chamada de sustentável, pois por onde passa só deixa destruição e desamparo dos que aderiram a ela, e pior, até então não conseguiu resolver a questão da fome no planeta.

Nos links a seguir pode-se ver os problemas relativos a quinoa.

As nutricionistas nas tvs abertas brasileiras, e todos os "comunicadores" de tais tvs, descaradamente omitem fatos, mentem até, a respeito destes problemas graves a que estamos submetidos, que já se sabe, causam câncer, alergias, intoxicações e até suicídios de pessoas que trabalham no campo, sem falar nos estragos ambientais! 

Num país onde a comunicação social, a alimentação, a saúde, e outros direitos básicos são negligenciados desta forma, estamos quase sem saídas.

Nadia Gal Stabile - 19 09 2015

Quinoa fragiliza ecossistemas da Bolívia - (2013) por José Eduardo Mendonça

http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/quinoa-fragiliza-ecossistemas-na-bolivia/ .

 
Moda mundial cria explosão na demanda e ameaça áreas tradicionais de plantio

Revolução Verde (um grande fracasso)
http://www.brasilescola.com/geografia/revolucao-verde.htm
________________________________________________

http://bio-cult.blogspot.com.br/2011/02/quinoa-invade-plantacao-transgenia-nos.html

24 de fevereiro de 2011

Quinoa invade plantações transgênicas nos EUA

Um fato vem intrigando e irritando plantadores e a própria Monsanto: a kiwicha, uma planta considerada sagrada pelos Incas, está invadindo as plantações de soja transgênica.

Aparentemente essa espécie de amaranto, conhecida aqui por quinoa ou quinua, é resistente ao poderoso herbicida Roundup, que é baseado no glifosato e amônio, e a planta está tomando conta de plantações inteiras. Com isso, a planta está sendo considerada uma verdadeira praga!
A Monsanto, através de seus ite, instrui os agricultoreas a misturar o glifosato com herbicidas como o 2,4-D, que foi proíbido na Escandinávia porque pesquisas o relacionaram à incidência de câncer.

Segundo pesquisadores britânicos do Centro para a Ecologia e Hidrologia o que ocorreu foi uma transferência de genes da soja modificada para espécies indesejadas na lavoura, como o amaranto, contrariando a crença dos defensores de trangênicos que dizem que a hibridação com plantas modificadas é praticamente impossível. Além disso, a constante aplicação de herbicidas pode ter feito uma certa pressão e ter acelerado a adaptação da planta.

Se houve mesmo uma "mistura" entre a soja e outras plantas, o assunto sobre trangênicos torna-se mais preocupante, pois a hibridação de genes modificados com plantas naturais pode desencadear desequilíbrio ecológico e contaminação de outras espécies de consumo humano, direto ou indireto, com genes que não se sabem quais, muito menos seus  efeitos.

A quinoa além de possuir mais proteína que a soja, ainda possui vitaminas A e C e sais minerias, é uma planta muito resistente a variações climáticas, tendo a possibilidade de se adaptar a praticamente todos os climas. Diferentemente da soja, a quinoa pode ser preparada diretamente, sem precisar de beneficiamento, e seria uma ótima alternativa para o combate à fome.

Talvez este seja um alerta natural de que está na hora de mudar certos pensamentos.


Kiwicha:

Reino: Plantae
Classe: Rosopsida
Orden: Caryophyllales
Familia: Amaranthaceae
Género: Amaranthus
Especie: Amaranthus caudatus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...