terça-feira, 15 de setembro de 2015

SOLIDARIEDADE AOS GUARANI KAIOWÁ !! URGENTE!! DOAÇÕES DE ALIMENTOS E ETC

Crianças, adultos e idosos precisam URGENTEMENTE de doações de ALIMENTOS, ROUPAS, COBERTORES, REMÉDIOS (analgésicos e primeiros socorros) e ABSORVENTES!
**************************
**************************
Os Guarani Kaiowá vêm enfrentando ataques contra suas vidas e integridade como povo há séculos. Nas últimas décadas esses ataques se intensificaram e o extermínio sistemático que os Guarani vivem hoje já reconhecido por organizações de direitos humanos do mundo como genocídio!

Mais um capítulo dessa história sangrenta aconteceu semana passada, e no passado dia 30 de Agosto outro ataque paramilitar, a mando de grandes proprietários de terra, culminou na morte do líder Semião Fernandes Vilh
alva, de 24 anos, no município de Antônio João, a 402 km de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Vivendo uma crise humanitária, comunidades onde os recentes ataques têm acontecido se encontram em situação de total vulnerabilidade.

Contribua com doações e compartilhando esse chamado!

Os pontos de arrecadação são:

___________________________________________________
>>>CIDADE DE SÃO PAULO

- ALDEIA TEKOA PYAU:
>>CECI Jaraguá - Rua Comendador José de Matos, 386. Segunda a sexta, 8h as 16h - http://cecijaragua.blogspot.com.br/

- BARRA FUNDA
>>UNESP-IA: Rua Dr Bento Teobaldo Ferraz, 271 - PABX: (11) 3393-8530. Das 10h as 18h.

- LAPA:
>>Rua Visconde de Pelotas, 286. Segunda a domingo, das 6h as 23h

- REPUBLICA/STA CECILIA
>>FESPSP - Rua General Jardim, 522. Segunda a sexta, 7h30 as 22h30, e sábado, 8h as 16h - http://fespsp.org.br/

- VILA MADALENA:
>>Sala Crisantempo - Rua fidalga, 521 - Segunda a sexta, 8h as 20h, e domingo 13/09, 14h as 17h, no evento da Feira de Trocas - http://www.salacrisantempo.com.br/home/

- VILA ROSÁRIA (Próximo ao Cemitério da Saudade)
>>Travessa Masérata, 94A - antigo 20.
___________________________________________________
>>>GRANDE SÃO PAULO E ABC PAULISTA

- STO ANDRÉ:
>>Casa da Lagartixa Preta "Malagueña Salerosa" - Rua Alcides de Queirós, 161 - http://www.ativismoabc.org/?page_id=16

- SÃO CAETANO DO SUL:
>>Orgânicos Viva Bem - Rua Marina GIacomini, 57 B. Sta Paula - Segunda a sexta, 9h as 19h, e sábado, 9h as 16h - http://www.organicosvivabem.com.br/

>>Espaço Santosha - Rua Manoel Augusto Ferreirinha,1278, Boa Vista, - Segunda a sexta, 9h as 12h e 14h as 20hs, e sábados, 9h as 12hs - www.espacosantosha.com.br

-GUARULHOS:
>>UNIFESP - Av. Monteiro Lobato, 679, Bairro Macedo - C.A. de História da Arte. Segunda a quinta, 14h as 21h
_________________________________________________________
>>>SÃO PAULO INTERIOR

- JACAREÍ
>>Rua Luiz Simon, 113 Sala 2 - Jardim Paraíba - Jacareí -SP - (Ponto de referência em cima do Carlinhos massas) - 9h30 - 18h - www.misterpixel.com.br
___________________________________________________
>>>PARANÁ

- CURITIBA
>>Casa João de Barro - Rua Teffé, 805 - Bom Retiro - Curitiba - (41) 9253-9888 3677-9498 (Andréia)
___________________________________________________
>>>MINAS GERAIS

-BELO HORIZONTE
>>Espaço 4Y25 - Av. Augusto de Lima, 233 – sl 74 - Edifício Maletta
Terça a sexta: 20h às 00h Sábado: 14h às 18h - http://4e25.org/
___________________________________________________

Caso as doações excedam o limite do transporte até Mato Grosso do Sul, os Guarani de São Paulo serão beneficiados. São Paulo tem duas terras indígenas, uma no Jaraguá e outra em Parelheiros/Marsilac, em que algumas famílias sempre necessitam de doações.

*********
A ARPIN Sudeste (Associação de Povos Indígenas do Sudeste) lançam essa campanha de solidariedade aos Guarani Kaiowá, em colaboração com a Comissão Guarani Yvyrupa - CGY, coletivo Tenonderã Ayvu e apoiadorxs da causa indígena em São Paulo do coletivo Antena Guarani.

*********

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM OS GUARANI KAIOWÁ?

Um massacre, de ruralistas contra indígenas Guarani Kaiowa, está instaurado no Mato Grosso do Sul, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Em 29 de agosto, em um ataque na Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, foi assassinado o indígena Semião Vilhalva. Várias pessoas ficaram feridas. Um bebê de um ano foi atingido com balas de borracha. Poucos dias depois, novos ataques com armas de fogo foram denunciados (http://bit.ly/1JUsFLp).

Assista o vídeo sobre a morte de Semião
https://www.youtube.com/watch?v=mFNrgDxAqUM


PORQUE O CONFLITO COMEÇOU?

A Terra Indígena ÑanderuMarangatu, com cerca de 9 mil hectares, teve sua demarcação homologada em março de 2005 pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva. Poucos meses depois, porém, o Supremo Tribunal Federal, suspendeu a conquista, atendendo a uma medida liminar requerida pelos que alegam ser donos das terras . Teve início, então, uma sucessão de sofrimentos para a comunidade que hoje conta com cerca de mil indígenas. Mortes por assassinato, fome e atropelamento, já que foram despejados e confinados na beira das rodovias. Sem terras para plantar, caçar ou pescar, foram forçados a viver de doações de cestas básicas ou a se submeter a trabalhos em condições análogas a de escravidão nas fazendas e canaviais. Cansados de esperar por uma solução, os Guarani Kaiowa decidiram retomar suas terras ancestrais.

PORQUE OS GUARANI KAIOWA PRECISAM DA SUA AJUDA Além de matar e ferir os Guarani Kaiowá, os ruralistas estão impedindo a chegada de ajuda, bloqueando estradas de acesso as fazendas. Estão sem alimentos e com pessoas feridas, inclusive crianças, sem possibilidade de locomoção segura pela área. Além disso, os comerciantes da região estão sendo incentivados a não vender alimentos para pessoas com "aparência indígena".

O QUE OS GUARANI KAIOWA FIZERAM COM AS ÁREAS RETOMADAS?

Boatos foram espalhados pela internet dizendo que os Kaiowa estavam destruindo as fazendas e pretendiam destruir as cidades ao redor. O ex-deputado Pedro Pedrossian Filho chegou a postar fotos de um incêndio ocorrido por curto circuito em uma cidade do Paraguai como se fossem de um incêndio provocado pelos Guarani Kaiowa (http://bit.ly/1OA1Tv1). A equipe de imprensa Campo Grande News foi visitar a área de retomada e constatou que não havia qualquer traço de destruição. (http://bit.ly/1ieefyT)

PORQUE DEVEMOS AJUDAR OS GUARANI KAIOWA

Os Guarani Kaiowa necessitam da terra para viver com dignidade, com espaço suficiente para a prática do seu modo de viver. Hoje vivem situação precária no Mato Grosso do Sul, de conflito civil, colocando suas vidas em risco. Não podemos cruzar os braços enquanto o povo originário desta terra é exterminado. Não podemos cruzar os braços para aqueles que receberam os colonizadores de braços abertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...