quinta-feira, 17 de setembro de 2015

SEMINÁRIO ABORDOU ONTEM NO IEA DA USP, EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA EM DIFERENTE SETORES

http://www.iea.usp.br/noticias/seminario-aborda-a-educacao-em-agroecologia-em-diferentes-setores?utm_source=convite&utm_medium=email&utm_campaign=educacao+em+agroecologia

Seminário aborda a educação em agroecologia em diferentes setores

por Fernanda Rezende - publicado 21/08/2015 18:25 - última modificação 11/09/2015 12:05


Para que a prática agroecológica ganhe força como alternativa ao modelo agrícola vigente é necessário ampliar sua presença nos ensinos formal e informal brasileiros. Foi esta ideia que motivou a realização do seminário Diálogos sobre Educação em Agroecologia, que acontecerá no dia 16 de setembro, das 9h às 17h, na Sala de Eventos do IEA. O encontro é organizado pelo Grupo de Trabalho em Agroecologia, do Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA.
A discussão sobre conceitos e práticas relacionadas à educação em agroecologia envolverá representantes de diferentes setores: universidades, movimentos sociais, organizações não governamentais e do campo.
Iara Fonseca, membro do Grupo de Trabalho Agroecologia e organizadora do encontro, explica que a escolha dos conferencistas tentou levar em consideração as diferentes experiências de cada um deles com a prática agroecológica, permitindo um diálogo entre os distintos saberes.
Eles apresentarão as áreas onde se dá o ensino agroecológico, abordando a metodologia utilizada, as bases pedagógicas, a orientação política e as contribuições para o desenvolvimento da temática.
Atualmente, a educação agroecológica se dá no ensino formal (cursos técnicos, de graduação e pós-graduação); no ensino informal (cursos conduzidos por movimentos sociais, cooperativas e associações); e nos trabalhos de extensão rural pautados por princípios agroecológicos (serviços de Ater).
O evento terá duas mesas de discussão. A primeira (das 9 às 12h) abordará o tema A Educação em Agroecologia no Ensino Formal e Informal, com análises sobre os processos pedagógicos adotados pelas instituições e organizações de ensino formal e informal (como aqueles conduzidos por organizações sociais), a orientação política para o desenvolvimento da agroecologia no ensino formal e informal e as perspectivas dessa atuação. Os expositores serão:
  • o engenheiro florestal Fernando Silveira Franco, coordenador do curso de agronomia com ênfase em agroecologia e sistemas rurais sustentáveis da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);
  • a militante do Movimento Sem Terra do Paraná Mirelle Gonçalves, integrante do setor pedagógico da Escola Latino-americana de Agroecologia – Via Campesina;
  • a camponesa Rosiéle Cristiane Ludtke, que trabalha com serviços assistência técnica e extensão rural (Ater).
A Educação em Agroecologia Presente nas Experiências da Extensão Rural será o tema da segunda mesa (das 14 às 18h), que terá discussões sobre as bases pedagógicas adotadas nas atividades de extensão rural, a orientação política e governamental para os serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) e as contribuições práticas e teóricas para a compreensão da temática. Três especialistas comporão a mesa:
  • a psicóloga Beatriz Stamato, professora de agroecologia da Universidade Estadual da Paraíba;
  • a professora da Unicamp Sônia Maria Bergamasco, ex-assessora do Ministério do Desenvolvimento Agrário;
  • o agrônomo Valdemar Arl, consultor e membro-fundador da Rede Ecovida de Agroecologia.

Relacionado

Notícia
Outro eventos
Produtos Orgânicos: Comercialização Direta na Cidade de São Paulo
Camponesas, Feminismos e Lutas Atuais: Resistência e Potência na Construção de Epistemologias do Sul

Diálogos sobre Educação em Agroecologia16 de setembro, das 9h às 17hSala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)Evento gratuito e aberto ao público, sem inscrição prévia – Transmissão ao vivo pela webInformações: Claudia R. Tavares, telefone (11) 3091-1686Ficha do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/dialogos-sobre-educacao-em-agroecologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...