terça-feira, 26 de janeiro de 2016

A tecnologia e a aceleração do tempo construindo um mundo irracional

A tecnologia e a aceleração do tempo construindo um mundo irracional

por Sylvia Miguel - publicado 19/01/2016 15:50 - última modificação 20/01/2016 14:39

http://www.iea.usp.br/noticias/a-tecnologia-e-a-aceleracao-do-tempo-construindo-um-mundo-irracional



Olgária Matos, professora da FFLCH-USP, coordena workshop sobre a sociedade da tecnologia e da comunicação.
O desenvolvimento tecnológico sem rumo nem direção dita os passos irrefletidos das sociedades modernas. As decisões do mundo contemporâneo são baseadas na inovação pela inovação. A esfera pública é levada a acompanhar as rápidas transformações tecnológicas, sem que possa avaliar os valores criados nesse processo.
Algumas das reflexões do Grupo de Pesquisa Humanidades e Mundo Contemporâneo do IEA serão expostas durante o workshop A Sociedade da Indiferenciação: Identidades,Traumas e Violência Mítica, organizado pela professora Olgária Matos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Os debates realizados na semana de 22 a 26 de fevereiro, das 10h às 17h, na Sala de Eventos do IEA e na antiga sala do Conselho Universitário, integram as atividades do projeto temático "Aceleração do Tempo e Pós-Democracia: Violência e Comunicação", desenvolvido transdisciplinarmente durante o quadriênio 2014-2017 pelo grupo de pesquisa, coordenado pela professora Matos.
“A sociedade da comunicação, da informação e do saber vive uma intensificação dos estímulos nervosos, produzindo uma aceleração do tempo e algumas rupturas importantes com a tradição. As transformações impactam a noção de identidade e coerência de seu significado, e também a memória e o passado. Não sabemos ainda se o desenvolvimento da ciência e da técnica pode ser propício à emancipação do ser humano, ou se o levarão à destruição”, diz a coordenadora.

Relacionado

Notícia:
As transformações do indivíduo no contexto da temporalidade acelerada
Vídeo:
Aceleração do Tempo e Pós-democracia: Violência e Comunicação
Com palestrantes do Brasil e do exterior, o encontro congregará pesquisadores de diversas disciplinas das humanidades, como filosofia, antropologia, história, psicanálise, psicologia e outras.Entre os participantes estarão Georges Jean Marie Gaillard, professor de psicologia do Institut de Psychologie Université Lumière Lyon2, e Claudine Haroche, diretora de pesquisas no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) na área de estudos transdisciplinares em sociologia, antropologia e história.
O evento é gratuito, com transmissão ao vivo pela internet e não requer inscrições prévias.
Programação:
Dia 22/02Das 10h às 12h - Palestra de Graduação: A Condição Sensível. Professora Claudine Haroche.Das 14h às 17h - Disciplina de Pós Graduação: Pulsão de Morte e Repetição Traumática nas Instituições. Professor Georges Gaillard.
Dia 23/02Das 10h às 12h – Palestra de Graduação: O sentir no Ocidente - Profa. Claudine Haroche.Das 14h às 17h.- Disciplina de Pós Graduação: Pulsão de Morte e Repetição Traumática nas Instituições - Prof. Georges Gaillard
Dia 24/02Das 10h às 12h - Palestra Graduação: Trauma e Tecnologias de Gestão nas Instituições - Prof. Georges Gaillard.Das 14h às 17h.- Disciplina de Pós Graduação: Pulsão de Morte e Repetição Traumática nas Instituições - Prof. Georges Gaillard.
Dia 25/02Às 9h – Abertura – “Ciência e Niilismo Contemporâneo” Olgária MatosDas 10h às 11h“Indiferenciação, Violência e Medo”Claudine HarocheDas 11h às 11h30“Observações sobre a Natureza em nós: Ocaso do Universal e Violência”Rita PaivaDas 11h30 às 12h“Violência e a Tradição nas Artes: Estudo de Caso”Jens Baumgartenàs 12h – “Memória e Ciência”Marisa Russo
Dia 26/02Das 10h às 11h“Grupo de Transmissão Inconsciente”Georges GaillardDas 11h às 11h30“Trauma, Reminiscência e Ética”Cynthia SartiDas 11h30 às 12h“Intervenções Identitárias e Exposição de Si”Maria Inês Assumpção FernandesDas 12h às 12h30“Imagens, Memória e Imaginário: Apontamentos”Mauro Rovai





INÍCIO 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...