quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

"SÃO PAULO - SINFONIA DA METRÓPOLE" - CASA GUILHERME DE ALMEIDA

SALA CINEMATOGRAPHOS - INAUGURAÇÃO 30 de Janeiro de 2016 | 15h - 20h 

"SÃO PAULO -  SINFONIA DA METRÓPOLE" - CASA GUILHERME DE ALMEIDA


http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/

http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/sala-cinematographos/index.php







Evento Especial

Faça sua Inscrição Online

SALA CINEMATOGRAPHOS - INAUGURAÇÃO

30 de Janeiro de 2016 | 15h - 20h
O Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura, a Poiesis e a Casa Guilherme de Almeida convidam para a inauguração da Sala Cinematographos, que acontecerá no dia 30 de janeiro, a partir das 15h.

"Cinematographos” é o nome original da coluna que Guilherme de Almeida escrevia diariamente no jornal O Estado de S. Paulo entre os anos 1920 e os anos 1940, pioneira da crítica cinematográfica em nosso país.

Durante dezesseis anos ele produziu milhares de críticas de filmes das mais variadas origens e temas.

Com uma programação intensa e diversificada, a Sala Cinematographos vem resgatar esse ofício do poeta, propondo a difusão, o debate e a formação sobre o cinema e suas diversos aspectos.

Programa de Inauguração:

Haverá disponibilidade de 45 lugares sentados. Será instalado um monitor de TV na área externa, que transmitirá o evento no interior da Sala. 
15h Solenidade de abertura da Sala Cinematographos, com a presença do Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Mattos Araujo, e da Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico, Renata Motta.

15h30
Exibição do filme São Paulo, sinfonia da metrópolede Rudolf Lustig e Adalberto Kemeny, com trilha sonora ao vivo por Livio Tragtenberg.
O documentário – considerado um marco na história do cinema brasileiro – será tema de palestra ministrada por Donny Correia, coordenador do Projeto Cinematographos, que incluirá leitura da crítica sobre o filme, publicada por Guilherme de Almeida.

 
17h
Palestra A fotografia e as transformações urbanas na capital paulista, por Luciana Fátima, sobre como as inúmeras transformações pelas quais a cidade de São Paulo passou ao longo de sua história e os registros fotográficos de tal evolução, permitem analisar o impacto no ambiente imaginário de alguns fotógrafos em diferentes momentos históricos.

17h40
Exibição do filme São Paulo, sinfonia e cacofonia, de Jean-Claude Bernardet, com a presença de seu diretor e da montadora Maria Dora Mourão.

19h
Encerramento.




http://www.poiesis.org.br/new/index.php




INÍCIO 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...