sábado, 7 de novembro de 2015

MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS (MAB)

Os refugiados da região de Mariana andam em fila indiana pela lama, com a roupa do corpo, só alguns carregam malas e sacolas, helicópteros da defesa civil? nenhum...um bombeiro faz cena para filmagem e pega criança do colo de uma mãe manca, talvez com perna quebrada ou coisa parecida, onde estão os caminhões de bombeiros? ou helicópteros? não não, nada.... os donos das mineradoras estão preocupados com as ações que cairam 2,5% !
A emissora global da rede esgoto de tv diz que 19 estão desabrigados...depois corrige, desaparecidos, quer dizer: MORTOS... nos jornais da web, passam de 23 mortos e prefeito de Mariana diz que ainda  haverão  muitos mortos a serem resgatados... só que por lá há muito poucos bombeiros, parece, e os que poderiam estar lá do âmbito estadual e federal? 
Até quando o dinheiro valerá mais do que vidas e meio ambiente? até quando? A coisa é bem antiga aqui neste país. A seguir sobre o MOVIMENTO DOS ATINGIDOS POR BARRAGENS.

Nadia Gal Stabile - 07 11 15

http://www.mabnacional.org.br/


História do MAB: 20 anos de organização, lutas e conquistas


Muita resistência, lutas e conquistas. Essa tem sido a história de organização dos atingidos por barragens no Brasil. São 20 anos de movimento nacional em defesa dos direitos dos atingidos e atingidas, em defesa da água e da energia e pela construção de um Projeto Popular para o país.


1. Final da década de 70: os primeiros passos
2. A criação das comissões regionais de atingidos
3. Os encontros nacionais e a criação do movimento nacional
4. A onda de privatizações e a organização internacional dos atingidos
5. Novas perspectivas na virada do século: mais luta popular

Quem somos



O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) é um movimento nacional, autônomo, de massa, de luta, com direção coletiva em todos os níveis, com rostos regionais, sem distinção de sexo, cor, religião, partido político e grau de instrução.
Somos um movimento popular, reivindicatório e político. Nossa prática militante é orientada pela pedagogia do exemplo e nossa luta se alimenta no profundo sentimento de amor ao povo e à vida.


http://www.mabnacional.org.br/noticia/mineradora-da-vale-causa-trag-dia-em-mg



https://www.facebook.com/MAB.Brasil/



http://portalbueno.blogspot.com.br/2015/11/mais-de-23-estao-desaparecidos-em.html

http://www.correiopopular.com.br/verp1.php?id=33026&titulo=N%FAmero%20de%20mortos%20subir%E1,%20diz%20prefeito%20de%20Mariana,%20lembrando%20que%20muitas%20pessoas%20ainda%20n%E3o%20foram%20encontradas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...