quarta-feira, 4 de novembro de 2015

CPI do Assassinato de Jovens - Audiência Pública no Rio de Janeiro

*via mural de Emir Sader (Facebook)
https://www.facebook.com/events/927022334052580/

A CPI do Senado Federal que investiga o assassinato de jovens realizará sua primeira audiência pública no Rio. Depois de 21 reuniões em Brasília e em quatro estados, a Comissão, que tem como relator o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) na presidência, chega à cidade para ouvir especialistas, pesquisadores e entidades de direitos humanos e de segurança pública sobre a violência contra juventude no estado.

A situação do Brasil é dramática entre os que têm 16 e 17 anos: o homicídio é a principal causa das mortes. Segundo pesquisa Mapa da Violência 2015, de um total de 56 mil pessoas assassinadas em 2013, 53% são jovens. Desse total, 77% ainda são negros e 93% do sexo masculino.

No Rio, que ocupa o 11º lugar no ranking de mortes violentas no país, foram assassinatos 323 jovens. Isso equivale a uma taxa de 62,5 mortes para cada 100 mil adolescentes.


PARTICIPANTES

Para a Audiência Pública do Rio, a CPI convidou organizações como a Anistia Internacional, ViVa Rio, Observatório de Favelas e Grupo Mães de Acari, além de representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Juizado da Criança e do Adolescente, Polícia Militar e Polícia Civil e Defensoria Pública.

Estarão presentes também especialistas e pesquisadores. Entre eles, o sociólogo Michel Misse, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Ignacio Cano, do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); o delegado Orlando Zaccone; Robert Mugah, especializado em segurança e desenvolvimento e diretor de pesquisas do Instituto Igarapé; e o antropólogo e cientista político Luís Eduardo Soares, ex-secretário nacional de Segurança Pública.


>>> Compareça e colabore com esse debate!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...