quinta-feira, 24 de março de 2016

"Lampião, o Rei do Cangaço" - Benjamin Abrahão, 1936-1937 - RARIDADE




*via Fábio Libertário - através do Facebook

https://www.facebook.com/contraneoliberalismo/videos/1279647795382907/?pnref=story

Comitê de Luta Contra o Neoliberalismo adicionou um novo vídeo: "Lampião - Rei do Cangaço".

5 h ·
Nestes tempos em que a direita fascista insiste em uma falsa divisão do país, publicamos o curta "Lampião - Rei do Cangaço", de Benjamin Abrahão, que contém as únicas imagens em movimento da vida no cangaço. O filme foi exibido uma única vez, no Cine Moderno, em Fortaleza, no dia 2 de julho de 1938. Foi censurado imediatamente pela ditadura do Estado Novo e Benjamin Abrahão enquadrado no DIP.
Só recentemente o filme foi restaurado e infelizmente restaram apenas 11% do material original.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Lampião, o Rei do Cangaço" (Benjamin Abrahão, 1936-1937)


https://www.youtube.com/watch?v=fBR9wPp5gt8




Publicado em 28 de jun de 2014
Imagens realizadas por Benjamin Abrahão entre 1936 e 1937, com o apoio de Adhemar Bezerra de Albuquerque. Editado inicialmente em 1937, o filme gerou grande expectativa nacional e internacional, mas foi apreendido pelo órgão de censura do governo de Getúlio Vargas e ficou esquecido nos porões da ditadura.

Em 1955, parte dele foi recuperada por Alexandre Wulfes e reeditada por Al Ghiu, que incluiu uma narração e lançou o filme "Lampião (o rei do cangaço)", com dez minutos de duração, exibido nos cinemas com grande sucesso. Em 2007, a Cinemateca Brasileira, com patrocínio da Petrobras, restaurou fotoquimicamente a versão reeditada por Al Ghiu.

Esta edição, feita especialmente para o livro Iconografia do Cangaço, da editora Terceiro Nome, é uma remontagem de Ricardo Albuquerque realizada a partir do material restaurado em 2007 pela Cinemateca Brasileira, acrescido de quatro minutos de imagens inéditas.




INÍCIO 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...