terça-feira, 10 de novembro de 2015

CIENTISTAS BRASILEIROS DESENVOLVEM NANOTECNOLOGIA PARA TRATAMENTO DE CÁRIES DENTÁRIAS

 

Cientistas brasileiros desenvolvem técnica inédita de nano para tratamento de cáries dentárias

http://nanocom.com.br/inovacao/cientistas-brasileiros-desenvolvem-tecnica-inedita-de-nano-para-tratamento-de-caries-dentarias/

 

Pesquisadores de PE criam fórmula para tratar cárie sem uso da broca


Professor da UFPE coordena pesquisa com nanopartículas de prata.
Custo de aplicação da fórmula para tratamento de cárie não passaria de R$ 1

http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/11/pesquisadores-descobrem-formula-para-acabar-com-brocas-dos-dentistas.html

http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2015/11/pesquisa-utiliza-nanoparticulas-de-prata-no-combate-as-caries

Pesquisa utiliza nanopartículas de prata no combate às cáries


Inovação


Tratamento desenvolvido pelo Cetene e UFPE possibilita a prevenção, o tratamento de cáries e a remineralização de dente 
 
por Portal Brasil publicado: 09/11/2015 18h20 última modificação: 09/11/2015 19h13

Um estudo desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisas Estratégicas do Nordeste (Cetene) em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promete dar fim aos dias de sofrimento no tratamento dentário. O método utiliza usa nanopartículas de prata contra as bactérias que provocam cáries e apresentou resultados animadores.
Segundo o pesquisador André Galembeck, 5 mil crianças foram avaliadas e metade recebeu o tratamento. "Com uma única aplicação na região lesionada, conseguimos paralisar dois terços das cáries das crianças. É um resultado fantástico, pois abre perspectivas excelentes, inclusive para a prevenção e para a remineralização do dente", explicou.  
Para André Galembeck, que é diretor do Cetene, o uso de nanopartículas de prata, que têm ação bactericida, representa uma mudança de paradigma no tratamento dentário. "Em muitos tipos de cárie estudados, conseguimos paralisar sem precisar remover o tecido cariado e, com isso, mudar a maneira de tratar o problema. Não temos dúvidas de que isso pode ser muito útil para o arsenal de instrumentos à disposição dos dentistas."
O estudo do Cetene em parceria com a UFPE demonstra como a nanotecnologia pode ser usada em benefício da população. Nanotecnologia é o estudo da matéria em uma escala atômica e molecular, ou seja, numa escala minúscula, que equivale a um bilionésimo de metro. A ação antibactericida das nanopartículas de prata já era estudada, mas a sua aplicação no tratamento de cárie é inovadora.
"Hoje, se uma pessoa do grande público que não tem conhecimento científico me perguntar para que serve a nanotecnologia, posso dizer que é para tratar cárie sem a necessidade de usar broca". O Cetene é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) criado em 2005 para apoiar o desenvolvimento tecnológico da Região, promovendo a integração entre conhecimento, fomento e sociedade.
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

 

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2015/11/05/pesquisadores-usam-nanoparticula-contra-carie.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...