sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Inquietudes Urbanas: sistema prisional brasileiro em debate no Maria Antonia

Inquietudes Urbanas: sistema prisional brasileiro em debate no Maria Antonia

http://mariantonia.prceu.usp.br/?q=eventos/inquietudes-urbanas-sistema-prisional-brasileiro

debate

30 de setembro, 1 e 2 de outubro
19 de outubro

quarta, quinta e sexta, 18h30
segunda, 19h


inquietudes urbanas: sistema prisional brasileiro
Ana Lucia Pastore, Bruna Angotti e Fernando Salla
entrada franca
retirar senha 30 min. antes
 
No dia 19 de outubro, às 19h, acontece no Centro Universitário Maria Antonia o debate Sistema Prisional Brasileiro, da série Inquietudes Urbana. Esta edição conta ainda com exibição de filmes sobre o tema, nos dias 30 de setembro e 1 e 2 de outubro, seguidos de conversa com convidados especialistas no assunto.
O debate deste mês discute a situação atual do sistema carcerário brasileiro e as várias instâncias e condições do sistema de justiça criminal, que processam desde as interpretações dos tipos penais até a execução das penas. Nos meandros traçados por esses filtros operam marcadores como gênero, raça-etnia, classe social, escolaridade, entre outros.
A série de debates Inquietudes Urbanas está voltada para a discussão das relações entre a universidade pública e a cidade no contexto contemporâneo, trazendo à tona questões nas quais os mais diversos problemas ligados à violência e à segregação social, entre outros, contracenam com o papel formador do ensino universitário, entendido como o ‘lugar’ em que as fissuras da sociedade são tratadas de forma crítica.
• exibição de filmes
30 de setembro • quarta, 18h30
Ilegal (Brasil, 2014, 90 min.). Direção: Tarso Araujo e Raphael Erichsen.
seguido de conversa com Gabriela Moncau, Maurício Fiore e Raquel Lima.

1° de outubro • quinta, 18h30
À queima roupa (Brasil, 2015, 90 min.). Direção: Thereza Jessouroun.
seguido de conversa com Humberto Fabretti e Fausto Salvadori Filho.

2 de outubro • sexta, 18h30
Sem pena (Brasil, 2014, 87 min.). Direção: Eugenio Puppo.
seguido de conversa com Ana Lúcia Pastore, Hugo Leonardo e José de Jesus Filho.

• debate
19 de outubro • segunda, 19h
com Ana Lucia Pastore, Bruna Angotti e Fernando Salla.

programação em parceria com IBCCRIM.
Ana Lúcia Pastore é professora do Depto. de Antropologia da FFLCH-USP, coordenadora do Núcleo de Antropologia do Direito e publicou, entre outros, Jogo, ritual e teatro: um estudo antropológico do Tribunal do Júri (Terceiro Nome, 2012).
Bruna Angotti é doutoranda em Antropologia na FFLCH-USP, pesquisadora do Núcleo de Antropologia do Direito e professora da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Fernando Salla é doutor em Sociologia pela FFLCH-USP, pesquisador Sênior do Núcleo de Estudos da Violência da USP e autor de As prisões em São Paulo: 1822-1940 (Annablume, 1999).

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------

 *Outros eventos passados:

inquietudes urbanas: intolerância religiosa

A série de debates Inquietudes Urbanas está voltada para a discussão das relações entre a universidade pública e a cidade no contexto contemporâneo, trazendo à tona questões nas quais os mais diversos problemas ligados à violência e à segregação social, entre outros, contracenam com o papel formador do ensino universitário, entendido como o ‘lugar’ em que as fissuras da sociedade são tratadas de forma crítica.

inquietudes urbanas: intolerância religiosa

15 de setembro
Exibição dos filmes
Iyalodê, Damas da Sociedade (Brasil, 2005, 52 min.). Direção: Maria Emilia Coelho e José Pedro da Silva Neto.
Vozes do Islã (Brasil, 2007, 25 min.). Direção: Francirosy Campos Barbosa Ferreira.

22 de setembro
com Vagner Gonçalves da Silva, Cristiano Valério, Francirosy Campos Barbosa, Jihad Hassan Hammadeh, José Pedro da Silva Neto e Marcelo Natividade.

inquietudes urbanas: ativismos na cidade - fricções entre o público e o privado

Nos dias 17 e 24 de agosto, às 19h, acontece no Centro Universitário Maria Antonia o debate Ativismos na cidade: fricções entre o público e o privado. O evento faz parte da série Inquietudes Urbanas, voltada para a discussão das relações entre a universidade pública e a cidade no contexto contemporâneo.



17 de agosto

inquietudes urbanas: discriminação contra lgbts

Uma discussão sobre discriminação e violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, refletindo sobre a visibilidade crescente de episódios de agressão física, que não raro chegam a ser letais, as vivências cotidianas de segregação e humilhação, e as estratégias de atuação política necessárias para combater os preconceitos associados a sexualidade e gênero.
Julio Simões é professor e pesquisador do Depto. de Antropologia da FFLCH-USP.

inquietudes urbanas: a universidade pública em questão

No dia 11 de maio, às 19h, ocorre no Centro Universitário Maria Antonia mais um debate da série Inquietudes Urbanas com o tema A Universidade pública em questão, com Valeria De Marco e Soraya Smaili.
A possibilidade de gestões mais democráticas, os rumos da produção acadêmica e a construção de espaços de diálogo com a comunidade em tempos de crise na universidade pública são objetos de reflexão do debate.

inquietudes urbanas: o uso do crack em espaços públicos das metrópoles brasileiras

As decorrências urbanas ligadas ao uso de crack, tais como tráfico de drogas, controle e repressão policial, práticas territoriais, rotinas e regimes de moralidade. Os convidados discutem estas questões sob um olhar antropológico, e analisam as possíveis estratégias dos serviços assistenciais e de saúde, a partir dos direitos humanos e das políticas públicas voltadas às classes populares.

a violência contra a mulher: denúncia, justiça, politização

As várias formas de violência contra a mulher, partindo de olhares distintos sobre os processos de politização, privatização e acesso à justiça, ao tratar tanto de formas de violência consideradas domésticas e/ou familiares, como da violência sexual. A mesa reflete sobre o momento atual da visibilização de casos, da politização do debate através da atuação de grupos feministas e das demandas por novas formas de atuação da justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...