sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Seminário reflete sobre o equilíbrio das relações entre seres humanos e o ambiente

http://www.iea.usp.br/

O Grupo de Pesquisa Política Ambiental do IEA realiza, de 22 a 29 de outubro, o seminário internacional Paisagens: Casa, Caminho e Água, no qual pesquisadores do Brasil, Itália e Portugal refletirão sobre as condições fundamentais para o estabelecimento de relações equilibradas entre os seres humanos e o ambiente.(...)

http://www.iea.usp.br/noticias/paisagem-casa-caminho-e-agua




Seminário reflete sobre o equilíbrio das relações entre seres humanos e o ambiente

por Mauro Bellesa - publicado 15/10/2015 10:35 - última modificação 21/10/2015 15:18

Paisagem no Rio Grande do Sul 

O Grupo de Pesquisa Política Ambiental do IEA realiza, de 22 a 29 de outubro, o seminário internacional Paisagens: Casa, Caminho e Água, no qual pesquisadores do Brasil, Itália e Portugal refletirão sobre as condições fundamentais para o estabelecimento de relações equilibradas entre os seres humanos e o ambiente. (Veja a programação e locais de realização abaixo.)
De acordo com Eda Tassara, coordenadora do grupo de pesquisa, o título do seminário é inspirado em afirmação que o geógrafo francês Jean Brunhes (1869-1930) fez no início do século 20: "Existem três coisas essenciais para se iniciar uma comunidade humana: a casa, o caminho e a água". Ela acrescenta que o psicólogo sociambiental Omar Ardans, da Universidade Federal de Santa Maria, ao comentar a frase de Brunhes, disse que seu conteúdo “em nada é contradito pelo estado atual da vida no planeta; pelo contrário, é mais atual ainda que na época de sua escrita”.

Relacionado

Notícia
Ao tratar da presença e representação da casa, do caminho e da água na paisagem e na cidade, o seminário pretende "contribuir para a construção intencional, poética e compartilhada de um socioambiente mais equilibrado no futuro do que se encontra no presente", explica Eda.
No entanto, há uma condição para o estabelecimento desse equilíbrio, conforme comentário de Ardans citado pela pesquisadora: "[Esse equilíbrio] não existe em (ou para) um indivíduo isolado, no vazio; pelo contrário, os âmbitos de convivência desse indivíduo, de participação em contextos comunitários e societários, definirão, junto com o meio físico e de objetos construídos pelos seres humanos, a particular forma de equilíbrio conquistado (ou, no pior dos casos, almejado)”.
Esse é o motivo, segundo ele, porque "a primeira palavra-guia para a reflexão proposta deverá ser a 'cidade', forma privilegiada de organização do homem nas terras que habita".  Em apoio a essa escolha, Eda sublinha que o urbanista e pensador americano Lewis Mumford (1895-1990) abriu seu livro "A Cultura das Cidades" com a afirmação de que a cidade “é o ponto de máxima concentração do vigor e da cultura de uma comunidade”.
Ela lembra também que o filósofo italiano Rosario Assunto (1915-1994) defendia que “o ambiente concreto, o ambiente que vivemos e do qual vivemos, é sempre o ambiente como forma de um território: paisagem.”. Decorre daí que "paisagem" seja a segunda palavra-guia do seminário, "entendida aqui como a forma que a natureza e o homem deram ao território à medida que o organizaram em função da vida".
Vistas a partir destas perspectivas, paisagem e cidade podem ser compreendidas como “mais-que-espaços” inextricavelmente ligados, com o equilíbrio do conjunto tendo importância crucial para a vida humana, mas não apenas para ela, segundo Eda. "Deste equilíbrio depende tanto nossa existência orgânica quanto a persistência do modo de vida próprio de nossa comunidade/sociedade. O reconhecimento disso mobiliza nossa reflexão sobre os aspectos essenciais da relação homem-meio que se expressam nas paisagens e nas cidades."

PROGRAMAÇÃO

Na abertura de cada dia haverá a apresentação do ensaio fotográfico de Maureen Bisilliat "Luz e Sombras", com textos de Euclides da Cunha


Dia 22


Dia 26


Dia 27


Dia 28


Dia 29



Seminário Internacional Paisagens: Casa, Caminho e Água
Dia 22, na antiga Sala do Conselho Universitário; dias 26, 27 e 29, na Sala de Eventos do IEA; e dia 28, no Sesc ItaqueraEvento gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição – Transmissão ao vivo pela internet, exceto no dia 28 de outubro
Informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678Ficha do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/paisagens-casa-caminho-agua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...