quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

LEMBREMOS DE PAULO FREIRE>>>>PRÁXIS






































































http://periodicos.uern.br/index.php/trilhasfilosoficas/article/view/15

http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/atualidade-do-pensamento-de-paulo-freire-teoria-e-praxis

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A1xis

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/10/06/A-origem-do-conceito-de-empoderamento-a-palavra-da-vez

Pedagogia da práxis: o conceito do humano e da educação no pensamento de Paulo Freire

Solon Freire, Patrocínio
Data: 2010-01-31

A práxis é um modo de compreender a existência a partir da relação entre subjetividade e objetividade, entre ação e reflexão. Desenvolver um pensamento pedagógico baseado na práxis é possibilitar o élan relacional entre humanização e educação. Enquanto parte do processo educacional, o ato pedagógico requer uma atenção direta aos sujeitos nele envolvidos e aos fins próprios da ação desses sujeitos. Paulo Freire aprofunda o conceito de práxis no universo pedagógico, como sendo a capacidade do sujeito de atuar e refletir, isto é, de transformar a realidade de acordo com as finalidades delineadas pelo próprio ser humano. Concebe uma teoria pedagógica a partir da práxis, da dialética consideração entre a vivência das condições identitárias do ser humano e a sua disposição à educabilidade. A reflexão acerca dos conceitos do humano e da educação no pensamento de Paulo Freire compreende ação fundamental no processo de compreensão da sua teoria pedagógico-libertadora. Este estudo busca compreender de que maneira os conceitos do humano e da educação são apresentados no processo desenvolvido pelo autor, levando-o a referenciar a educação problematizadora como elemento norteador do processo educativo enquanto processo de humanização. Por se tratar de um trabalho de caráter exclusivamente teórico, os procedimentos metodológicos compreendem a pesquisa bibliográfica, incluindo a leitura, fichamento e discussões de textos previamente selecionados. Do ponto de vista teórico, optamos pelo procedimento metodológico-hermenêutico de interpretação textual, mais especificamente a interpretação dos conceitos do humano e da educação no pensamento de Paulo Freire. A partir da sua produção teórico-fundante e da sua produção teórico-ampliadora, pudemos acompanhar o desenvolvimento do conceito do humano a partir da ligação direta com as concepções de inacabamento, curiosidade epistemológica e conectividade com o mundo. Há algo de peculiar no ser humano: a sua vocação ontológica em ser mais. O embate entre o ser mais e o ser menos configura o pensamento freiriano. A educação, para Freire, por sua vez, está ligada às concepções de consciência e conscientização, criticidade, prática da liberdade, dialogicidade, politicidade e cognoscibilidade. A partir destas considerações, vimos que os conceitos do humano e da educação trilharam um caminho de desenvolvimento e reformulações. Algumas com mudanças radicais, outras apenas no que toca às formulações. Daí, a nossa conclusão de que o pensamento freiriano se constituiu a partir de trajetos ligados à historicidade própria do autor, afirmando sobretudo o caráter político e filosófico que nortearam os seus horizontes reflexivos, assim como a sua insistência na educação enquanto crença no homem e num mundo melhor. Confirma-se, com isso, a ideia de que os dois conceitos em questão compreendem o conjunto de categorias essenciais que, a partir do seu desenvolvimento histórico-filósofico-político, constituem o que denominamos pedagogia crítico-libertadora



A teoria da ação dialógica

Paulo Freire ainda enfatiza que se deve trabalhar a teoria dialógica, contrária à manipulação das classes menos favorecidas pelas "cultura", através dos meios de comunicação. A população em si precisa ser conduzida ao diálogo, canal este de libertação da harmoniosa opressão imperante. Haja vista que uma das principais características da ação antiadialogica das lideranças é a DIVISÃO para manutenção da opressão. Em resumo a arma que se tem para combater a manipulação é a teoria da ação dialógica pautada pela organização e síntese cultural.
A ação cultural está a serviço da opressão, consciente ou inconscientemente por parte de seus agentes. É no serviço da libertação antidialogica que se encontra a possibilidade de superação do caráter de ação induzida, bem como no objetivo libertador da ação cultural dialógica, se acha a condição para superar a dominação.
Portanto, se descobrirem através de uma modalidade de ação cultural, problematizadora de si mesma em seu confronto com o mundo, significa primeiramente, que se descubra como tal, reconheçam sua identidade com toda significação profunda que tem esta descoberta. Uma das falhas, dentre outras que a liderança comete é de não levar em conta a visão do mundo que o povo tem. Já para a liderança revolucionária, o conhecimento desta lhe é indispensável para sua ação, como síntese cultural.
O que pretende a ação cultural dialógica não pode ser o desaparecimento da dialeticidade, permanência, mudança, mas superar as contradições antagônicas de que resulte a libertação dos homens.(...)  
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia_do_Oprimido


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