terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Ir além do Facebook





Z. Bauman que morreu dia 9 de janeiro, dizia que as redes sociais digitais são armadilhas.
O que sei é que muitos se expressam e na verdade é como se não dissessem nada, pois quase tudo morre na praia. Ainda muito poucos entenderam isto aqui : http://sarauxyz.blogspot.com.br/2016/02/epoca-de-mudancas-hernani-dimantas.html#.WH5QuFxl29N 
e isto aqui : http://sarauxyz.blogspot.com.br/2016/02/uma-ideia-nada-simples-hernani-dimantas.html#.WH5gMlxl29O

Enfim, como tudo o que é novo, é incompreendido, e quando até já está ficando velho, ainda assim as pessoas negam-se a entender suas realidades e as mudanças drásticas, e continuam fechando os olhos pra coisas que poderiam fazê-las evoluírem.

Desde a década de 1970 eu participava de iniciativas em grupos, onde as pessoas tentavam se conhecer e fazerem algo em grupo, era sempre muito difícil, muitas tentativas morriam na praia.
Hoje grupos em universidades e em outros locais ainda estão tentando, sempre tentando e indo além das redes sociais digitais, só que como já disse, a maioria tenta fazer de conta que este outro lado não existe e continuam chovendo no molhado ou reclamando de tudo e não fazendo nada.

Dia 13 de janeiro houve uma Ação Coletiva em vários estados brasileiros que aconteceram em universidades. Achei interessante porque num mesmo dia, vários grupos se reuniram em várias partes do país! Enviei para amigos pelo Messenger o link com esta pergunta :
"Ações coletivas seriam um início pra começarmos a resolver problemas?" o link da página : https://www.facebook.com/mulheresdaimagem/

e o link do post que fiz : http://sarauxyz.blogspot.com.br/2017/01/acao-coletiva-amor-associacao.html

Somente um amigo dedicou seu tempo a responder algo, o Wilson, veja a seguir.

*Amigo Wilson escreve:
"Acredito que uma gigantesca ação coletiva começaria a por os ratos a correrem. Mas, como diz o conto: quem vai por guizo no pescoço do gato (aquele que nem sabemos direito quem é ou onde se encontra)? Entendo por ação "gigantesca" o produto final equivalente. Sem a ocupação definitiva de todos os espaços por tempo absolutamente indeterminado o sistema não sofrerá baque algum. Só a grande ameaça que representa o povo nas ruas (veja bem: O POVO, não categorias sindicais, estudantes, etc) pode fazer com que as forças realmente progressistas se aglutinem em prol do bem maior que é o restauro da democracia, com todas as suas idiossincrasias. Mas esperar o que de um povo mergulhado em pequenos egoísmos, que acha que tudo o que obteve nos governos Lula e Dilma foi por mérito próprio? uma coisa eu te digo: se não houver uma reversão em curtíssimo prazo deste estado de exceção, estaremos a presenciar em breve a instauração definitiva de um governo absolutista e inigualavelmente corrupto, como nunca se viu na história deste país. Mas, é claro, pequenos grupamentos de oposição, cá e acolá, sempre darão trabalho às instituições, mas não muito mais do que isso. Já tivemos exemplos mais do que suficientes demonstrando os métodos pelos quais a repressão trata estes grupos antagônicos ao poder público. O grande foco do problema do país ainda se concentra nos meios de comunicação, verdadeiros "lobotomizadores" cerebrais, que impingem diuturnamente a inércia em seus assistentes. Algo novo tem de aparecer, algo que definitivamente remexa com as entranhas da nação e faça acordar até os opositores já mortos, nem que sejam mártires e mitos!"




INÍCIO 

Um comentário:

  1. Nadia, não creio que Movimentos de Massas e Povo na Rua trarão respostas. A abordagem que considero com mais chance de sucesso:

    "Portanto, a ÚNICA via de transição para uma VERDADEIRA economia baseada em recursos é de forma completa e absolutamente voluntária, de baixo pra cima, e nada mais irá funcionar. Caso contrário, não seria realmente uma Economia Baseada em Recursos, para começo de conversa. E haveria tanta reação durante o período de transição que a proposta seria condenada desde o princípio, como aconteceu com o comunismo. Líderes poderiam fazer a sugestão, mas nunca forçá-la. Assim violariam um dos princípios fundamentais de uma Economia Baseada em Recursos — a participação voluntária." (...)

    "Na realidade, é apenas compreendendo o ponto de vista alheio, superando nossas diferenças, construindo com base nas nossas forças e semelhanças, comprometendo-se de acordo com as necessidades, cultivando e praticando esses princípios através da vivência e do trabalho coletivo, e criando algo maior do que nós mesmos, que seremos capazes de edificar uma sociedade que se assemelhe a uma legítima Economia Baseada em Recursos." (...)

    É por isso que estamos sendo chamados para construir comunidades sustentáveis, providas de energia com sua própria tecnologia verde, que produzam seu próprio alimento, sua própria água, utilizando-se de tecnologias como FarmBot [https://farmbot.io/], aquaponia e permacultura (entre outras citadas no texto). Devemos produzir muitas coisas localmente, utilizando impressão 3D, Contour Crafting [http://www.contourcrafting.org/] reciclando os resíduos e, além disso, desenvolvendo mais projetos open source, similares ao Global Village Construction Set [http://opensourceecology.org/gvcs/]. Exemplos de lugares como Regen Villages [http://www.regenvillages.com/] e Tamera [https://www.tamera.org/index.html] podem ser usados como modelos e seus sucessos replicados.É hora de compartilhar nossas ideias e, com franqueza, trabalharmos juntos para alcançar o melhor de todos, praticando princípios como os que One Community Global [http://www.onecommunityglobal.org/] estabeleceu. Muito progresso será feito quando começarmos a colaborar mais, via plataformas como TheTransition.org [http://www.thetransition.org/] e apoiarmos uns aos outros em nossos esforços para desenvolvermos novas tecnologias e trabalharmos juntos em cooperativas como Mondragon [http://www.mondragon-corporation.com/eng/] and Evergreen [http://www.evgoh.com/].

    ___________________________
    TRECHOS ACIMA EXTRAÍDOS DE:

    Comunismo VS. Economia Baseada em Recursos - Um Guia Definitivo e Como a EBR Será Originada

    Comunidades Alternativas, Comunismo, Economia & Aquisição de Recursos Durante o Período de Transição, Começando, Economia Baseada em Recursos, A Ideia Básica

    http://reflexeseconmicas.blogspot.com.br/2017/01/comunismo-vs-economia-baseada-em.html


    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...