terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Intestino e depressão: uma questão de limpeza




https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/2911-intestino-depressao-questao-de-limpeza

Talvez você ainda não saiba mas, o principal órgão do nosso corpo que tem a ver com a  nossa saúde tanto física quanto emocional é o intestino. Recentemente o médico americano Michael D. Gershon, da Universidade de Columbia, em Nova York, confirmou que o intestino tem um sistema nervoso autônomo com uma vasta rede de 100 milhões de neurônios e neurotransmissores de montão.
Uma coisa muito interessante é que 90% de toda a serotonina que anda pelo nosso corpo é produzida lá, nos intestinos. Também é nos intestinos que nós produzimos 80% de todo o nosso potencial imunitário, para além do hormônio do crescimento.
Então, uma conclusão direta é: trate bem do seu intestino, mantenha-o trabalhando sem atravancos, alimente-se saudavelmente que você terá saúde tanto emocional quanto física.
“Uma noite mal dormida, excesso de bebida, fumo e muito açúcar podem interferir no funcionamento do intestino, já que estes fatores modificam o PH intestinal e aceleram o envelhecimento, a falta de vitalidade e podem ainda agravar os quadros de depressão”, afirma a psicoterapeuta Adriana Splendore, que também é terapeuta ortomolecular e contou essas coisas em um artigo seu.
Sabendo disso, uma vez mais falamos aqui que você tem mesmo de cuidar de ter uma alimentação rica em água de boa qualidade e fibras orgânicas, que ajudam na limpeza do intestino, fora aportarem com vasta gama de minerais e vitaminas essenciais.

 

Alimentos que fazem bem ao intestino

Alimentos fundamentais para a saúde do intestino são a aveia, o inhame, o arroz integral e a linhaça.
E, “para aumentar os níveis cerebrais de serotonina precisamos ingerir alimentos que contenham os minerais Cálcio e Magnésio, os quais estimulam a produção de triptofano, o aminoácido precursor da serotonina”, diz Adriana Splendore.
Ai é que entram as boas fontes de cálcio: requeijão, queijos magros, brócolis e gergelim.
E as fontes de magnésio: tofu, soja, caju, salmão, espinafre, aveia e arroz integral.

Mantenha seu intestino limpo assim

* Comendo de 8 a 10 porções de frutas por semana - escolha frutas com fibra, mas não só.
* Grãos integrais 2-3 vezes por semana.
* Alimentos que limpam o cólon e são ricos em fibras e proteínas.
* Comendo menos doces e gorduras.
* Use sementes de linhaça polvilhada em todo lado.
* Fazer atividade física diária é fundamental - caminhe, pelo menos 30 minutos, ou jogue bola, ou dance, ou ande de bicicleta. Escolha o que mais gosta, e faça.
* Beba água, água pura, chá, suco e, de novo...água.

Leia também: 
seta
CASTANHA DE CAJU: UM ANTIDEPRESSIVO NATURAL
seta
DEPRESSÃO: NOVOS OLHARES SOBRE A NOSSA INFELICIDADE CONTEMPORÂNEA



INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...