https://www.facebook.com/dancerscast/videos/1183518085020673/?autoplay_reason=all_page_organic_allowed&video_container_type=0&video_creator_product_type=2&app_id=2392950137&live_video_guests=0
Há muito pouco tempo resolvi encarar o mobile. Com o uso do smartphone logo as amigas passam a te mandar vídeos, imagens, gifs pelo Messenger ou pelo Whatsapp.
Fiquei assustada com a quantidade de coisas sem créditos, sem links, até!
Parece que o mobile veio pra acabar de destrambelhar muitas coisas.
Este vídeo acima recebi pelo Messenger, porém, mesmo tendo um link no Facebook, nem assim há créditos e inclusive a música foi alterada, ou seja, esta dança africana nunca seria dançada com tal música.
Fiz busca de imagem, com um frame deste vídeo, no Google imagens e só consegui achar um outro vídeo sem créditos também.
Na cooperação feita nos comentários deste vídeo no Facebook, uma pessoa forneceu um link que pelo menos podemos ter informação de qual povo se trata : http://groupthink.kinja.com/traditional-dances-zaouli-from-the-ivory-coast-1673830332
Traditional Dances; Zaouli from the Ivory Coast
https://www.youtube.com/watch?v=c1n7fd82dXsINÍCIO
Ótima pesquisa Nadia. Eu tb achei improvável a musica que acompanhava o vídeo. E tb acho péssimo não termos acesso ao link de origem e às referências das materias que lemos e vemos. Autoria é legitimidade e fonte de informação, nada tem a ver com propriedade privada.
ResponderExcluirsim Zé Jabur, você tem total razão! compartilhar é ótimo, e conhecer a origem das coisas melhor ainda!! Porém, sabemos que esta transição para o mobile está sendo doida mesmo e alguns artistas, ou produtores de conteúdo em geral, já nem se importam se suas produções constem desta forma caótica, assim como os fotógrafos que há muito tempo não têm mais direito de terem seus nomes linkados nas fotos, jogou na rede, esqueça...Talvez logo melhore!abrações e grazie mille!!
ResponderExcluir