sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Ação coletiva : AMOR - Associação Brasileira das Mulheres da Imagem


 Fotografia selecionada para a convocatória "Amor" - Foto de Juliana Brito (SP).

Feminicídio, misoginia, machismo, racismo, estupro, violência obstétrica, violência doméstica, discriminação por gênero, lesbofobia, assédio sexual e moral, difamação. São tantas as formas de crime, agressão, assédio ​e intimidação que atingem mulheres de todas as categorias profissionais e classes sociais, seja no mercado de trabalho ou na própria família, que não vimos outro caminho a não ser nos unirmos para criarmos uma grande teia. Nós, mulheres que produzimos imagens, ainda não sabemos quantas somos. Não há estatísticas sobre nós. Também ainda não sabemos por quais cantos deste imenso país estamos com os pés fincados. Muitas vezes, somos invisíveis até para nós mesmas.
Entre 17 de outubro de 2016, quando aconteceu a primeira reunião para a criação da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS MULHERES DA IMAGEM, e 26 de dezembro de 2016, foram realizadas treze reuniões presenciais, envolvendo cerca de 120 mulheres, nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Macapá, Maceió, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.
Nossa rede tem crescido, e no próximo dia 13 de janeiro, amanhã, faremos nossa primeira ação coletiva, um evento que acontecerá simultanemente em quatorze cidades.
O AMOR será o tema da combinação de imagens estáticas e em movimento que mostraremos no evento que chamamos de SEXTA 13 LIVRE BRASIL. Como escreveram as curadoras no texto da convocatória: "Este é um chamado para pensar no amor como princípio de todas as ações coletivas. É um convite para editar o amor como posicionamento político, como ferramenta de luta pela igualdade, liberdade e respeito."
E é com muito amor que estamos nos reunindo, em todo o Brasil, para pensarmos juntas, sempre juntas a MISSÃO do que estamos chamando de ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS MULHERES DA IMAGEM. É neste momento de profunda reflexão que nos encontramos agora. Sabemos que desejamos estar juntas, que desejamos usar a ferramenta da qual dispomos, a IMAGEM, para olhar para outras mulheres, não apenas as da nossa categoria profissional, mas todas elas. E também olhar para as crianças, para as minorias que são atacadas em seus direitos civis, sociais, trabalhistas, que são violadas em seus Direitos Humanos.
Acompanhe por aqui o processo do nascimento dessa associação!
https://www.facebook.com/mulheresdaimagem/


Processos de criação da Associação Brasileira das Mulheres da Imagem

Fotografia selecionada para a convocatória "Amor"
Foto de Tuane Fernandes.




INÍCIO 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...