quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Nosso futuro - Empoderamento






Como dizia Milton Santos, as pessoas geralmente só conseguem identificar o que as separa, e não o que as une! *imagem com a frase a seguir:



Muitos de nós, brasileiros, sabemos que só a união e a luta com objetivos bem definidos, é o que poderia nos tirar desta situação deplorável econômica e social!  Henfil, expressava muito bem isto em sua arte, "Queremos o poder!" , pois o povo quer e precisa do poder urgentemente. O empoderamento, ou o empowerment, (clicar aqui para ler sobre)  é algo que precisamos entender logo, e passarmos a nos organizarmos. Como fazer isto se a maioria desaprendeu ou nunca aprendeu a fazer coisas em grupos desde os bancos escolares!?


Só sei que por vezes fico pensando sobre a forma como as pessoas acabam se unindo a força por conta de situações urgentes como no caso de catástrofes naturais, guerras e etc.
Nestas situações periclitantes, a coisa anda rápido, egos se aquietam e as necessidades coletivas sobrepujam-se !

Então, nesta época terrível pelo qual passamos atualmente, o que fazer? como lutarmos para sairmos deste atoleiro cheio de injustiças e crimes contra o povo?

Se você, que por acaso esteja lendo esta postagem, ainda não se sente atingido pelas injustiças, pelos roubos de direitos sociais, então, saiba, se seu vizinho perdeu algum direito, o próximo a perder será você, pois se estamos todos no mesmo barco...

Fala-se muito em tolerância, é preciso tolerar os diferentes de nós, não, é preciso aprender a respeitá-los, por mais que sejam diametralmente opostos a nós!
Temos tantos autores geniais neste país, e tantos que desperdiçam estes talentos e que nem querem tomar conhecimento. Chegam a desprezar Paulo Freire, grande educador,  pedagogo e filósofo, conhecido e respeitadíssimo no mundo todo, tendo aplicado sua metodologia em vários países, um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia mundial! Quanto temos a aprender com ele, e com tantos outros, nossos maiores produtores de conhecimento, que assim como os escritores de literatura, compõem a alma de um povo, a alma do povo brasileiro!

Conseguir se relacionar bem em grupos hoje é hiper valorizado, a maioria das vagas de empregos requerem esta capacidade do profissional e há empresas com os pés no futuro que já utilizam há tempos a filosofia do empowerment que tem muito ou tudo a ver com a filosofia de Paulo Freire.

Eu preciso muito aprender a interagir em grupos, admito, assim como a maioria também precisaria admitir a necessidade de se propor a aprender, colocar o ego um pouquinho de molho e  ir fundo na compreensão do outro.
Talvez esta seja a maior aventura humana, compreender o outro, conseguir ler o outro, colocar-se no lugar do outro, seja ele de posição política diversa da sua, seja ele hiper diferente da gente!

Dizem que um ser humano só se torna pessoa depois de se sentir cidadão, e cidadão como dizia Augusto Boal, é aquele que transforma a sociedade, não basta só viver nela.Temos longos caminhos pela frente, muito o que estudar, muito o que conhecer, mas o passo inicial é querer interagir com outros, sem isso fica impossível, porque a gente se desenvolve de verdade na convivência! E em reuniões de pessoas, por certo, haverá produção de conhecimento, isto é produzir cultura, é conhecimento, e é isto que mexe com algo vital nas pessoas e as faz sentirem-se cidadãos!

Quando será que brasileiros começarão a querer conviver novamente? antes que fique tarde demais... o momento é agora!

Força pra todos nós!   

Nadia Gal Stabile - 11 01 2017



INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...