quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

foi em 2012

Teremos usado todos nossos recursos? Teremos ocupado todos os espaços habitáveis na Terra? Paul Gilding sugere que sim, e a possibilidade de consequências devastadoras, em uma conversa que tem partes iguais de amedrontamento e, estranhamente, esperança. 

https://www.ted.com/talks/paul_gilding_the_earth_is_full?language=pt-br



http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/ted-2012-duas-visoes-sobre-tecnologia-o-futuro-da-terra-4102579


TED 2012: Duas visões sobre tecnologia e o futuro da Terra

Escassez de recursos é tema de debate no evento de tecnologia que acontece nos EUA.

por



RIO - A sociedade de consumo fez da Terra um planeta insuficiente para a voracidade do Homem, afirmou o escritor e ex-diretor-executivo do Greenpeace, Paul Guilding. Em sua palestra no evento TED na terça-feira, em Long Beach, Estados Unidos, o ambientalista defendeu que a humanidade precisa por toda sua engenhosidade tecnológica para reverter esse cenário, evitando assim um futuro distópico. Mas ele está pessimista.
- A Terra está cheia. Cheia de gente, cheia das nossas coisas. Cheia do nosso desperdício -
disse o autor de “A Grande Ruptura”, que falou recentemente ao GLOBO sobre “o fim da economia como conhecemos”.
Segundo Guilding, a taxa contemporânea de consumo é tão grande hoje que ao planeta tem 50% mais gente do que é capaz de manter.
- É como se a gente gastasse 50% mais do que ganhamos a cada ano - disse, segundo o “Wall Street Journal”.
Mas Peter Diamandis, presidente da Fundação X-Prize, mostrou uma visão otimista sobre o que o futuro guarda para o planeta. Em outra palestra, o autor de “Abundância: o Futuro é Melhor do que Você Pensa” disse que a escassez de recursos é apenas contextual:
- A tecnologia é um força libertadora - afirmou Diamandis, que citou exemplos de tecnologias que já são usadas para incrementar a disponibilidade de recursos escassos.

Uma delas é a Slingshot, novidade na tarefa de purificar água. Inventada pelo empreendedor americano Dean Kamen, ela é capaz de gerar milhares de litros de água em várias condições (inclusive do oceano) ao custo de apenas dois centavos por litro. A tecnologia será usada pela Coca-Cola em mais de 200 países, segundo a revista “Wired”, cujo editor, Chris Anderson, é o anfitrião do TED.


E Diamandis acredita que o aumento de acesso à internet vai incrementar ainda mais a inovação colaborativa que permite saltos tecnológicos como esse.
- Em vez de um colapso econômica, nós teremos a maior injeção econômica que já houve - afirmou.
O TED acontece desde 1984 e reúne nesta edição cerca de 1.500 empreendedores, viciados em tecnologia e personalidades do Vale do Silício. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participará de uma das meses nesta quarta-feira.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/ted-2012-duas-visoes-sobre-tecnologia-o-futuro-da-terra-4102579#ixzz4VURlHN3x
© 1996 - 2017. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
 
 
INÍCIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...