terça-feira, 2 de dezembro de 2014

REPERTÓRIOS E LUTAS



 tags, tags, galhos, ramificações, internet das coisas e das pessoas, pessoas que não sabem o que são tags, porém, por causa delas são encontradas...as tags intrínsecas a elas, não, não, não serei objetiva aqui, isto não é uma tese, embora as pessoas virem teses, eu  não quero saber de teses, quero saber do fazer, e vejo muitos(as) por aqui se expressando, compartilhando coisas, interagindo diariamente nas redes(mídias) sociais, muitos(as) que já passaram dos 35 ou 40, ou dos 50...ou 60 anos...
os repertórios destes são como árvores frondosas que podem ainda dar bons frutos e boa sombra, mas a sociedade tagueada ou destagueada parece passar longe ou ignorar mesmo estas multidões de pessoas que ainda poderiam ser hiper cooperativas. nestes dias estive refletindo sobre a vontade e a capacidade de algumas pessoas em cooperar com outras e levando em conta a descentralização que parece estar na moda hoje. faz muito pouco tempo vi documentário sobre uns jovens que resolveram ir contatar  o povo Hima na Namíbia,  povo tribal que usa celulares, rádios e etc, mas que é analfabeto, as mulheres himas recebiam SMSs em seus celulares e ficavam dias para poderem contar com alguém alfabetizado de fora da tribo, para poderem ler as mensagens. então, estes jovens que lá chegaram se propuseram a criar um aplicativo que traduzisse através do áudio a mensagem escrita nos SMSs. para dizer a verdade não sei se o projeto deste APP deu certo mesmo, o que quero pensar é se estas iniciativas, tipo esta  destes jovens podem ser algo relevante mesmo, ou será que poderiam ser feitas de algumas outras formas?
enfim, pergunto a todos o que vocês tem feito com aquilo que possuem de repertório cultural, de formação, se andam tentando se caracterizar através de tags que poderiam resumir suas experiências, suas lutas, seus objetivos e assim integrar-se de uma forma mais eficaz através da Internet que lógico, tem centralizado quase tudo.... e ai precisamos refletir com muito mais intensidade sobre a centralização, pois  se ela se desfaz de um lado, se fortalece de outro...enfim, temos muitas lutas pela frente!

nadia gal stabile - 02 12 2014


POVO HIMBA - NAMÍBIA 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Himba




http://pensador.uol.com.br/frase/MzM4/








*imagens : Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...