sábado, 13 de dezembro de 2014

INJUSTIÇA, VULNERABILIDADE, JOSÉ MARTÍ E LIBERDADE

 Darcy Ribeiro falava dos gabirus,(homem-gabiru), pessoas que desde antes nascerem, passam por situação de fome, situação de vida indigna, sub-humana.
Um povo cercado por vulnerabilidades, inculto (com educação escolar quase zero),
sem condições de saber decidir com o que se alimentar, ou torna-se obeso desnutrido, ou raquítico... desnutrido. Não sei se devo pedir desculpas sobre esta postagem, só sei que andei saindo mais de casa e vendo a dura realidade deste nosso povo, de nossos irmãos tão carentes de tantas coisas que para alguns sobram e poderiam estar a cooperar muito mais! Fim de ano, época que parece...o sentimento cristão aflora um pouco mais, então nos lembremos de Betinho (o irmão do Henfil, com seu projeto Ação da Cidadania contra a fome, e seu verdadeiro espírito cristão HUMANO!!

Aproveitemos este final de ano, para refletirmos sobre o sofrimento e as condições de injustiça total que grande parcela do povo brasileiro vem passando, tendo como causa a tal da globalização massificante, cruel e desprovida de humanidade.

Se ser cristão de verdade é ser humanizado, é ver as verdades e injustiças, e tentar cooperar para que possam ser reduzidas ou desaparecerem de vez, então sou cristã e não preciso ir à missas, ou beijar mãos de padres. 

Ser livre, transformar a revolta cega em luta real, sair da opressão que só causa equívocos brutais, são questões que muitos já filosofaram sobre e o que podemos fazer para cooperar, é pelo menos, conhecer o que tais pessoas escreveram e fizeram.

Lembro que o livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, era ou é adotado, listado em bibliografias para concursos de professores para a rede pública de ensino, acontece que antes deste livro, talvez, os professores(e todos nós) deveríamos ler os outros livros de Paulo Freire, um dos primeiros, ou o primeiro, Pedagogia do Oprimido, porque professor oprimido nunca poderá libertar alunos oprimidos! Mas não, as escolas, fazem de conta que a realidade não é o que flagrantemente mostra ser, e assim, continuaremos a ser este povo alienado, vulnerável, e retardado, infelizmente.

A seguir coloco frases de José Martí, um grande lutador pela liberdade!

Nadia Gal Stabile - 13 12 2014



A liberdade custa muito caro e temos ou de nos resignarmos a viver sem ela ou de nos decidirmos a pagar o seu preço.José Martí, 1853-1894






ALIMENTAÇÃO AO REDOR DO MUNDO EM 1 SEMANA
http://awebic.com/cultura/o-que-familias-ao-redor-mundo-comem-em-1-semana-resposta-e-surpreendente/






















veja mais em :
 http://www.portalimagenes.com/versos-de-amor-jose-marti/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...