terça-feira, 1 de março de 2016

50 mil novos empregos serão gerados por energia eólica em 2016

 

https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2016/01/50-mil-novos-empregos-serao-gerados-por-energia-eolica-em-2016/28053

50 mil novos empregos serão gerados por energia eólica em 2016


energia eólica 

Da Agência Ambiente Energia - De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Eólica – Abeeólica, os empreendimentos nacionais de energia eólica devem gerar 50 mil novos empregos no ano de 2016. Contrariando as expectativas para diversas outras áreas econômicas do Brasil, o setor eólico deve gerar ainda mais empregos do que no ano passado, quando 40 mil novos postos de trabalho foram criados.
Élbia Gannoum, presidente da Abeeólica, informou que a associação possui o conhecimento de que a cada Megawatt eólico instalado, 15 novos postos de trabalho são automaticamente gerados. Ainda segundo Gannoum, em 2016 serão investidos R$ 20 bilhões na construção de 175 novos parques eólicos por todo o Brasil, totalizando a geração de mais de 3 Gigawatts de energia eólica.
Em constante crescimento, em 2015 a energia eólica demonstrou crescimento de 35% em sua participação no Sistema Integrado Nacional (SIN) quando comparado a 2014, tendo a expectativa de crescer, em 2016, 36% em relação a 2015. A região Nordeste se destaca pelo seu potencial de geração de energia eólica; Bahia, com 62 parques eólicos, e Rio Grande do Norte, com 100 parques, figuram entre os três principais estados geradores de energia eólica, juntamente com o Rio Grande do Sul, que possui 66. A expectativa é de que, até o fim deste ano, Bahia passe para a primeira posição.
A Abeeólica prevê que, nos próximos cinco anos, a energia eólica se torne a segunda maior fonte de energia do Brasil, responsável por 12% do total de energia gerada. Atualmente, este número é de 5,53%.
Modalidades de energia não devem ser vistas como concorrentes
Élbia Gannoum explica que as fontes de energia alternativa apresentam o que podem ser chamadas de “safras”, exemplificando que, assim como a energia hidrelétrica se beneficia nos períodos de chuva, a energia eólica se beneficia entre os meses de junho a outubro, que apresentam mais força de ventos. “O Brasil é um país com um potencial energético tão fantástico que, quando os ventos diminuem, a chuva chega”, declara Gannoum, reforçando que as modalidades de energia se complementam.
Tags: ,





INÍCIO 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...