sexta-feira, 16 de outubro de 2015

30 anos de "Free Software Foundation" - Critérios éticos GNU para repositórios de códigos

https://www.fsf.org/ 




Fundação do Software Livre
https://www.fsf.org/news/gnu-ethical-repo-criteria

*TRADUÇÃO AUTOMÁTICA

Olá torcedor do software livre,
Hoje, a FSF e projeto GNU anunciou a primeira versão de critérios para avaliar os serviços que hospedam software livre repositórios de código-fonte para a distribuição e desenvolvimento colaborativo. Desenvolvido com a liderança de Richard Stallman e GNU voluntários, os critérios de fornecer um quadro para repositórios de código para garantir que eles respeitem seus usuários de forma consoante com os valores do movimento do software livre, e para os usuários a manter essas instituições cruciais responsável.
Os critérios de enfatizar protecção da privacidade (incluindo a acessibilidade através da rede Tor), a funcionalidade sem nonfree JavaScript, compatibilidade com o licenciamento copyleft e filosofia, e igualdade de tratamento do tráfego de todos os usuários.
Publicado em gnu.org, os critérios são direcionados para serviços partes do sistema operacional GNU hospedagem, mas eles são recomendados para quem quer usar um serviço para hospedar publicamente código fonte livre (e, opcionalmente, programas executáveis ​​também). Seguindo em frente, vamos atualizar os critérios em resposta às mudanças tecnológicas e sociais na paisagem de código de hospedagem.
Ethical hospedagem código é diretamente importante para os usuários de software livre, e não apenas os desenvolvedores. Repositórios geralmente oferecem sites com programas executáveis ​​para download compilados a partir do código que hospedam, e são, portanto, uma maneira popular para que os usuários receber up-to-date cópias de software livre. Os sites também sediar rastreadores de problemas, onde os usuários enviam relatórios de bugs e fornecer feedback para os desenvolvedores.
Porque eles são fundamentais para o software livre, de muitas formas, as práticas dos serviços de hospedagem de código tem ondulações em grande parte do mundo do software livre, e software em geral. Alguns serviços de hospedagem de código de destaque estão atualmente em fluxo. Gitorious, um código de serviço de hospedagem preferido por muitos desenvolvedores de software livre, foi recentemente assimilado no up-and-coming Gitlab. SourceForge, um código de serviço de hospedagem que tem sido fundamental para a comunidade de software livre por décadas, perdeu a credibilidade nos últimos anos por causa de sua inclusão de publicidade intrusiva e enganoso em seu site e sistema de download.
Voluntários qualificados têm trabalhado nas últimas semanas sobre as avaliações dos serviços de repositório Github, Gitlab, SourceForge, GNU Savannah, e mais, que temos a intenção de publicar em breve. A FSF convida desenvolvedores para usar os serviços de hospedagem de código que obtenham pelo menos aceitável acordo com os critérios, e para todos que se importa sobre software livre para compartilhar esses critérios com os administradores dos sites de hospedagem.
Para discutir os critérios, por favor juntar a nós na lista de discussão da comunidade libreplanet-discuss. Para contribuir para o processo de avaliação ou as perguntas mantenedores, use as instruções na página de critérios.
Zak Rogoff
Gerente de Campanhas
Leia on-line: https://www.fsf.org/news/gnu-ethical-repo-criteria
Siga-nos no statusnet | Assine a nossa blogs via RSS | Junte-se a nós como membro associado
Enviado da Free Software Foundation,
51 Franklin St, Fifth Floor
Boston, Massachusetts 02110-1335
Estados Unidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...