domingo, 23 de agosto de 2015

CAMILLE CLAUDEL E RODIN - * "A POLÊMICA"




*na verdade, não há polêmica alguma, só hipocrisia e injustiças enormes.


Esta história triste a respeito de Camille Claudel e Rodin, é muito conhecida por muita gente. Teria Rodin roubado criações de Camille Claudel ? O que sabemos bem, é que as armas cruéis do machismo junto com o fato de estigmatizar-se absurdamente quem sofre de alguma doença mental, ou psíquica, e ainda, juntando-se aos conflitos de uma relação amorosa ou outros conflitos..., é quase certo que podem causar inúmeros equívocos e injustiças para o lado mais fraco, aqui no caso, Camille Claudel.
A seguir dois links para poder tomar conhecimento dos fatos. Destaco o segundo link, com muito mais detalhes sobre esta polêmica.

Nadia Gal Stabile - 23 08 2015

*foram feitos dois filmes sobre Camille Claudel, um em 1988 e outro em 2013, porém, não assisti nenhum. Coloco links sobre eles aqui.

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Claudel
 Camille Claudel, nome artístico de Camille Athanaïse Cécile Cerveaux Prosper (Aisne, 8 de dezembro de 1864Paris, 19 de outubro de 1943) foi uma escultora francesa.
 (...) Talento - 
A força e a grandiosidade de seu talento estavam na verdade em um lugar muito incômodo: entre a figura legendária de Rodin e a de seu irmão que se tornou um dos maiores expoentes da literatura de sua geração. E não é difícil ler que as questões de gênero permeiam esse lugar menor dedicado a Camille.
Seu gênio sufocado por dois gigantes, sua vida sufocada por um abandono, suas forças e sua lucidez esgotadas por uma relação umbilical com seu mestre e amante. Uma relação da qual não conseguiu desvencilhar-se, consumindo sua vitalidade na vã tentativa de desembaraçar-se desse destino perverso. Camille Claudel, sua forte personalidade, sua intransigência, seu gênio criativo que ultrapassou a compreensão de sua época, como afirma o personagem de Eugène Blot no filme, permanecerá ainda e sempre um Sumo Mistério. Ela tinha uma inteligência e um talento fora do comum e poucas pessoas da época entendiam seu grande dom para ser uma verdadeirta artista.(...)


http://www.saude-mental.net/pdf/vol10_rev1_leituras1.pdf

(...)Um segundo médico (o Dr. Ducosté?) escreve, alguns dias depois, uma segunda observação no processo clínico: 

“Rodin, de facto, persegue-a. Rodin, de quem foi aluna, está ciumento do seu génio e tenta roubar-lhe todas as ideias. Nou - tro tempo, quando ela se ausentava da sua casa, ele entrava e roubava-lhe as suas obras. Ideias de perseguição: Rodin – e o seu bando (é o chefe de um bando de ladrões). Delírio retrospectivo: ele já a persegue desde a comunhão solene (...) Mas ela só se apercebeu de tudo há dezoito meses ou um ano. Tentava domina-la com um narcótico e várias vezes o conseguiu.”(...)

*LEITORA E JORNALISTA, NATHALIE, DEIXA MENSAGEM NESTA POSTAGEM, IMEDIATAMENTE APÓS EU PUBLICÁ-LA. COLOCO AQUI O LINK DE SEU BLOG COM A MATÉRIA GENIAL FEITA POR ELA :
http://abagagemdonavegante.blogspot.com.br/2009/06/uma-vida-estuprada-camille-claudel-aos.html 




Camille Claudel 1915 - Trailer legendado 

(filme de 2013)

https://www.youtube.com/watch?v=y3N2E0n-HZI

 http://www.adorocinema.com/filmes/filme-196715/

 A Paixão de Camille Claudel    

(filme de 1988) filme na íntegra

 https://www.youtube.com/watch?v=rP3aBGW2pd4

https://pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Claudel_%28filme%29

http://www.imdb.com/title/tt0094828/ 

 http://www.arteygalerias.com/camille-claudel/camille-claudel-%E2%80%93-obra-el-retrato-de-auguste-rodin/

http://www.psiconet.com/libros/epel/arnoux.htm

Camille Claudel, suicidada pela sociedade


Hoje se completa o aniversário de Camille Claudel, a grande escultora que se tornou uma das figuras mais trágicas da história da arte, testemunho a opressão da mulher na sociedade

http://www.pco.org.br/cultura/camille-claudel-suicidada-pela-sociedade/eaia,j.html

 

https://www.youtube.com/watch?v=b4JAScrmD78&feature=youtu.be


















2 comentários:

  1. eita !!! tenho uma postagem, intitulada UMA VIDA ESTUPRADA, sobre o assunto no meu blog: sou jornalista de formação, com direito a um diploma - coisa q não existe mais - e, na década de 90, morei na França, em Paris, por quase 4 anos, estudando cinema. Conheci a casa de Camille e muito me compadeço por sua sina (Rodin foi um fdp)...
    o link para a postagem do meu blog: http://abagagemdonavegante.blogspot.com.br/2009/06/uma-vida-estuprada-camille-claudel-aos.html

    ResponderExcluir
  2. Agradeço muito Nathalie!! adorei sua mensagem e verei o link, além de colocálo dentro da postagem!! abrações, GRAZIE!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...