segunda-feira, 31 de agosto de 2015

TAKING OFF - MILOS FORMAN - 1971



*para ver o trecho acessar :
https://www.facebook.com/joaocarlos.rodrigues.18/videos/815265751846091/

*ou ver aqui, a seguir (postagem atualizada em 04 10 2015)





Quando os soviéticos invadiram a Checoslováquia em 1968 e acabaram com a Primavera de Praga, Milos Forman já tinha dirigido três longas, sendo o cineasta mais interessante da nouvelle vague local. Vendo que a maré não estava mais para peixe, ele emigrou, indo parar em Nova York. Aí dirigiu em 1971 este pequeno filme, “Taking off/Procura insaciável”, Prêmio do Júri em Cannes. Uma divertida comédia de costumes que merece ser melhor conhecida.
Resumindo para situar a cena. Casal da alta burguesia de NY entra em crise quando a filha adolescente passa a sair sem avisar e sem hora para voltar. A garota de 16 anos está na dela, em plena revolução de costumes, mas os pais não. Vão parar numa Associação de Pais de Filhos Desaparecidos, ou coisa que o valha. Lá o lema é tentar compreender os filhos, tendo as mesmas experiências que eles.
Aqui vemos uma aula de fumar maconha, comandada pelo ator Vincent Schiavelli. É uma ótima sequência, deliciosa. Alta comédia. E também ousada, pois foi feita 43 anos atrás, quando a classe média ainda “descobria” a cannabis sativa. Por isso o filme teve exibição limitada nos Estados Unidos e fracassou na bilheteria.
Forman foi então para Hollywood, iniciou nova carreira, venceu na vida e do resto sabemos nós. Mas, palavra de cinéfilo, prefiro esta primeira fase: os filmes checos e este “Taking off”. Possuem uma leveza que não encontro mais nos posteriores.
Divirtam-se.
E cuidado com a erva maldita, quá quá quá quá.
Dizem que apaga a memória e cresce seios enormes até nos machões... 


 https://pt.wikipedia.org/wiki/Milo%C5%A1_Forman

Taking Off

Taking Off (no Brasil, Procura Insaciável ) é um filme de Milos Forman de 1971. O primeiro filme do cineasta a ser rodado nos Estados Unidos, venceu o Prêmio Especial do Júri do Festival de Cannes de 1971. Em meio ao surgimento do movimento Hippie nos Estados Unidos, uma adolescente foge de casa. Na busca pela filha, seus pais passam pelas mais variadas experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...