domingo, 23 de agosto de 2015

GLÓRIA KIRINUS - PERUANA DO BRASIL OU BRASILEIRA DO PERU ?


http://gloriakirinus.com.br/

Sobre a escritora: 
http://gloriakirinus.com.br/sobre/

Synthomas de poesia na infância
http://gloriakirinus.com.br/synthomas-de-poesia-na-infancia/

Livros bilingues
http://gloriakirinus.com.br/categoria/livros/bilingues/




https://www.facebook.com/abzdoziraldo/videos/889239164462618/?pnref=story

A escritora Gloria Kirinus é peruana, naturalizada brasileira. É autora de literatura infantil e juvenil, e criadora da oficina de criação literária e pedagogia poética, Lavra-Palavra. Escreveu, entre outros, os livros bilíngues "Quando Chove a Cântaros", "Te conto que me contaram", "Tartalira", "Quamdo as montanhas conversam", "O galo cantou por engano", "Se tivesse tempo", "Sete quedas", "Sete anões e um dragão" e "Lâmpada de lua".

Quer saber um pouco sobre ela? Não perca o ABZ do Ziraldo de amanhã, domingo, ao meio-dia, na TV Brasil.

Acesse: tvbrasil.ebc.com.br/abzdoziraldo


http://tvbrasil.ebc.com.br/abzdoziraldo/episodio/escritora-gloria-kirinus-e-convidada-do-abz-do-ziraldo


PERUANA DO BRASIL OU BRASILEIRA DO PERU?

(do blog do Alexandre)

Glória Mercedes Valdívia de Kirinus nasceu no Peru e vive no Brasil desde a década de 70. Além de autora de livros bilíngues de Literatura Infantil e Juvenil é Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP), Mestre em Literatura Brasileira (PUCRJ), Especialização em Literatura Brasileira (UFPR), Graduação em Letras português-espanhol (UFPR), Graduação em Turismo (UNT) Lima – Peru, Criadora e ministrante do curso itinerante LAVRA- PALAVRA; além disso, recebeu o título “Mérito da educação” no estado do Amapá e ”Bosque da Leitura” em Ponta Grossa; representante da AEI-LIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infanto-Juvenil no Paraná) e autora do livro teórico Criança e Poesia na Pedagogia Freinet.
 Trata-se de uma importante representante da cena literária do Paraná, reconhecida nacionalmente e que, no entanto, conta com poucos estudos publicados acerca de sua obra.
Sua primeira publicação foi O sapato falador em 1985; em 1988 publica Se tivesse tempo; em 1990 O menino do mar; em 1993 Formigarra Cigamiga; em 1997 são publicas quatro obras: Sete quedas, sete anões e um dragão; O galo cantou por engano; O camelo e o camelô e Tartalira, este indicado para participar da Feira do Livro de Frankfurt. Em 1998 é lançado El niño e Quando as montanhas conversam. Terminando a década de 90, no ano 2000 é lançada a versão bilíngue de Se tivesse tempo/ Si tuviera tiempo; em 2002 são publicadas as obras Lâmpada de Lua/ Lámpara de Luna e Aranha Castanha e outras tramas; em 2004 publica Te conto que me contaram e em 2005 Quando chove a cântaros. Por este rol, percebe-se que Glória Kirinus é uma artista de grande produção literária e dedicação ao seu ofício, uma vez que, ainda hoje está em intenso processo criativo, não somente de escrita, mas também no que tange o incentivo a leitura e a produção literária de novos escritores.
Aqui foram apresentadas algumas das realizações desta escritora estrangeira, que foi acolhida por nossa pátria e hoje carrega a dúvida, se peruana do Brasil ou brasileira do Peru. No entanto, este impasse é resolvido pela escritora sem muita dificuldade, escreve dobrado, em sua língua materna e em língua portuguesa. Saem ganhado os dois povos, que desfrutam das histórias criadas por ela com a mesma fruição.

*Fonte:
 http://alexandremaisliteratura.blogspot.com.br/2010/11/homenagem-gloria-kirinus_6426.html

Livros de Glória Kirinus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...