sábado, 22 de agosto de 2015

EMESP TOM JOBIM - UNIVERSIDADE LIVRE DE MÚSICA

Universidade Livre de Música

A Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) é referência no ensino musical no Brasil há mais de 20 anos. Hoje com 1.800 alunos, oferece cursos gratuitos - livres e regulares -, para todas as idades e níveis de conhecimento, das crianças à 3° Idade, e da iniciação musical à formação profissional.
http://emesp.org.br/
 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Livre_de_M%C3%BAsica

Universidade Livre de Música

A Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) é referência no ensino musical no Brasil há mais de 20 anos. Hoje com 1.800 alunos, oferece cursos gratuitos - livres e regulares -, para todas as idades e níveis de conhecimento, das crianças à 3° Idade, e da iniciação musical à formação profissional.
Em 2009, sob gestão da organização social Santa Marcelina Cultura, a EMESP passou por uma reformulação, que gerou melhorias em sua estrutura, com a instalação de isolamento acústico em salas de aulas, aquisição e modernização dos equipamentos. A nova gestão também implementou um sistema de intercâmbio com outras instituições de ensino do Brasil e do exterior, além de um novo modelo pedagógico na Escola.
Objetivos Gerais
A EMESP Tom Jobim tem como principais objetivos formar e aperfeiçoar crianças, jovens e adultos na área da música erudita e popular conforme faixas etárias, nível de conhecimento musical e interesses de aprendizagem. A Escola oferece formação musical nos segmentos erudito e popular, dentro de uma proposta de formação integrada, por meio de cursos regulares, cursos livres e workshop. Seu público é composto de crianças, jovens, adultos, terceira idade e portadores de necessidades especiais.
A EMESP Tom Jobim oferece diversas modalidades de cursos, cada qual com uma duração específica, de acordo com grade curricular estabelecida. São ministradas aulas práticas e teóricas; individuais e/ou coletivas. Durante o processo de aprendizagem, os alunos bolsistas participam de atividades de música de câmara, prática de conjunto e, quando aprovados em processo seletivo para tal fim, dos grupos jovens ligados à escola.

História

Com mais de 20 anos de atuação no ensino musical, a Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) é uma escola altamente especializada na formação dos futuros profissionais da música erudita e popular, com o oferecimento de uma formação completa e de excelência, estruturada com foco no ensino do instrumento e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), complementados por disciplinas de apoio. A Escola também proporciona aperfeiçoamento a músicos que já completaram sua formação e queiram aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas, por meio de seus Cursos de Formação Avançada. A EMESP Tom Jobim oferece ainda cursos livres,workshops, palestras e master classes.
A Escola também é responsável pela gestão dos Grupos Jovens – Orquestra Jovem do Estado, Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim –, que oferecem bolsas para alunos em fase de pré-profissionalização.
Inicia-se em 2009 um projeto de parceria com outras instituições, nacionais e estrangeiras, com o objetivo de atualizar as estratégias de ensino musical na EMESP Tom Jobim, conduzido pela nova equipe pedagógica.
Com o intuito de oferecer as melhores condições de trabalho e de aprendizado possíveis, a Secretaria de Estado da Cultura investiu em equipamentos e na modernização das salas de aulas do prédio da Escola localizada no bairro da Luz, no Centro da capital paulista.

CONTATO E LOCALIZAÇÃO

ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - TOM JOBIM
Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo - SP.
CEP 01213-010
Telefone: 55 11 3221-0750




Processo Seletivo


O Processo Seletivo da EMESP Tom Jobim tem por objetivos selecionar e classificar os candidatos para ingresso nos cur­sos oferecidos por meio de:

1. Avaliação do conhecimento musical, técnico e teórico do candidato;
2. Avaliação da aptidão e potencial dos candidatos para o curso em que pretendem ingressar.
Os prazos, horários, locais e demais informações para inscri­ção dos candidatos, bem como o conteúdo programático das provas a serem aplicadas, serão publicados anualmente por meio de Edital.

A critério da Direção, o Processo Seletivo da EMESP Tom Jobim pode ser dividido em fases teórica e prática.

A seleção dos candidatos é feita por meio da avaliação de seus conhecimentos por provas e audições aplicadas pelos professores da EMESP Tom Jobim, ficando a decisão final da aprovação ou reprovação a cargo da Direção e da Coordena­ção Pedagógica da EMESP Tom Jobim.

Terão direito a matrícula os candidatos aprovados no Proces­so Seletivo, desde que cumpridos todos os pré-requisitos e prazos descritos em Edital.

A matrícula será efetuada mediante requerimento do aluno ou dos pais ou responsáveis, se menor de idade, e entrega de toda a documentação exigida em cada caso.

A matrícula será efetuada dentro do limite de vagas ofereci­das e com base nas regras descritas no Processo Seletivo.

O término de qualquer Curso ou Ciclo do Curso de Forma­ção Continuada não implica o ingresso automático do aluno concluinte em qualquer outro Curso ou Ciclo oferecido pela EMESP Tom Jobim. Todos os alunos devem passar por exa­me de ingresso para as vagas disponíveis, oferecidas anual­mente em cada Curso ou Ciclo da EMESP Tom Jobim.

O número de vagas oferecido no Processo Seletivo para cada Curso é estabelecido ao final de cada ano, pois está sujeito a alterações devido a reprovações ou eventuais desistências ao longo do período letivo.

Para todos os Cursos de Formação Continuada ou Avançada, o ingresso dos alunos se dá mediante exame de proficiên­cia de conhecimento teórico-musical e técnica instrumental. Esse Processo Seletivo deve ser realizado por bancas forma­das por professores da EMESP Tom Jobim e, quando possí­vel, por músicos convidados.

Para os exames do 4º Ciclo, além dos requisitos de conheci­mento teórico-musical e técnica instrumental, o aluno ingres­sante deve ter conhecimento específico da área de especia­lização (Composição, Música Antiga, Ópera Estúdio, Prática Instrumental Avançada, Música Contemporânea ou Regência Coral, entre outros) que deve ser comprovado em Processo Seletivo próprio para tal fim.

Para os Cursos Livres, o Processo Seletivo aberto anualmen­te é realizado por meio de avaliação das aptidões e conhe­cimentos musicais dos candidatos. Essa avaliação é feita pelos professores responsáveis pelas disciplinas oferecidas, juntamente com a Coordenação Pedagógica da EMESP Tom Jobim.

As vagas remanescentes do Processo Seletivo serão preen­chidas observando-se a ordem de classificação dos alunos aprovados nos exames de ingresso. Caso haja necessidade, a Direção da EMESP Tom Jobim pode abrir novos Processos Seletivos até que as vagas dos Cursos oferecidos estejam preenchidas.


Período de inscrições do Processo Seletivo 2016: dia 3 de novembro ao dia 27 de novembro.
 http://emesp.org.br/estude-conosco/processo-seletivo#.Vdh0w7OyimI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...