Este é o blog do Grupo de Estudos Educação Libertária, organizado
por estudantes e professores da Universidade Federal de Pelotas. O blog
tem como objetivo a efetivação de um espaço de informação sobre as
atividades do Grupo e o intercâmbio de conhecimentos sobre a
contribuição teórica e prática dos pensadores libertários da educação.
A "educação Hacker" e a "desescolarização da sociedade" de Ivan Illich, por Paulo Marques
http://libertariosufpel.blogspot.com.br/2014/06/a-educacao-hacker-e-desescolarizacao-da.html
Há 40 anos o educador Ivan Illich escreveu a obra "Sociedade
desescolarizada". Naquela época suas ideias sofreram forte crítica seja
da direita como da esquerda. A Escola, era para ambas as ideologias,
algo incontestável, seja pelo que representava (para a direita) como
instrumento de reprodução da sociedade, seja como "possibilidade"(para a
esquerda) de transformação dessa sociedade. Illich apontava os
problemas insuperáveis dessa instituição para além desse otimismo.
Todavia estávamos nos anos 70 e 80. Quem, nessa época , imaginaria uma
sociedade sem a escola? mas também quem imaginaria o grau de avanço que
teríamos das tecnologias de informação como o advento da internet por
exemplo? e as possibilidades que se abriram para o compartilhamento de
conhecimentos como consequência dessa revolução?
É nesse sentido que podemos dizer que o educador Ivan Ilich foi
profético em pensar os limites da escola institucionalizada e as
possibilidades de uma educação para além da escola. Ele já falava sobre
isso em seu livro de 1973, de uma outra forma de ensino e aprendizagem
no qual a liberdade e a colaboração entre as pessoas estariam no centro
do processo, utilizando das relações e ferramentas de comunicação que
ele denominava de "teias". Bem antes do avento da internet, diga-se.
"Devemos pensar em novas estruturas relacionais, intencionalmente
montadas, para facilitar o acesso a esses recursos de todos que queiram
procurá-los para melhorar sua formação. Devem ser tomadas as
providências administrativas, técnicas e, sobretudo, legais para
estabelecer essas estruturas tipo "teia"(Illich, 2007, p.77)
Poderíamos afirmar hoje que as "teias" que Illich imaginou estão
concretizadas nas redes de comunicação possibilitadas pela internet. A
prática hacker, a colaboração de saberes e fazeres que caracteriza a
nova forma de criação e de socialização do saber constituem uma
realidade que tende a cada vez tornar-se mais avançada, colocando em
xeque o modelo "único" e "institucionalizado" da Escola, como "templo",
ou seria "mosteiro" do saber. "Hackschooling", ou escola Hacker é uma
prática que reflete essa mudança de paradigma que estamos vivendo hoje, e
que abre enormes possibilidades para repensar os fundamentos do que é a
educação no século XXI.
Illich não viveu para ver a revolução das tecnologias da informação, mas
suas ideias, hoje, mais do que nunca, expressam as possibilidades da
educação para além da escola.
Este video mostra um jovem norte-americano, típico exemplo da nova
geração do século XXI, que já realiza na prática a educação defendida
por Ivan Illich.
https://www.youtube.com/watch?v=rMHXGP8I0XE
Sobre essa educação Desescolarizada escreveu Ivan Illich:
" Um bom sistema educacional deve ter três propósitos: dar a todos que
queiram aprender acesso aos recursos disponíveis, em qualquer época de
sua vida; capacitar todos os que queiram partilhar o que sabem a
encontrar os que queiram aprender algo deles e, finalmente, dar
oportunidade a todos os que queiram tornar público um assunto a que
tenham possibilidade de que seu desafio seja conhecido(...) é preciso
usar a tecnologia moderna para tornar a liberdade de expressão, de
reunião e imprensa verdadeiramente universal e, portanto, plenamente
educativa. As escolas estão baseadas na suposição de que há um segredo
para tudo nessa vida; de que a qualidade da vida depende do conhecimento
desse segredo; de que os segredos só podem ser conhecidos em passos
sucessivos ordenados; de que apenas professores sabem revelar
corretamente esses segredos. Um indivíduo de mentalidade escolarizada
concebe o mundo como uma pirâmide, composta de pacotes classificados; a
eles só tem acesso os que possuem os rótulos adequados. Seu objetivo
deve ser facilitar o acesso ao aprendiz: se não puder entrar pela porta,
permitir-lhe que entre pela janela, olhe para dentro da sala de
controle ou do parlamento. Ainda mais, essas novas instituições devem
ser canais aos quais o aprendiz tenha acesso sem credenciais ou
linhagem- logradouros públicos em que colegas e pessoas mais idosas,
fora de um horizonte imediato, tornem-se disponíveis.( Illich, 2007, p.
75) "
Por fim ele destaca ainda:
" Nossa revisão das instituições educacionais leva a uma revisão da
imagem que temos do homem. As criaturas de que necessitam as escolas
como clientes não tem autonomia nem motivação para se desenvolverem por
si mesmas. Podemos dizer que a escolarização universal é a culminância
de uma empresa de Prometeu e que a alternativa é um mundo feito para o
homem epimeteu. Enquanto dizemos que a alternativa para os funis
escolásticos é um mundo tornado transparente pelas verdadeiras teias de
comunicação e enquanto sabemos exatamente como poderiam funcionar, só
podemos esperar que a natureza epimetéia do homem reapareça; não podemos
planejá-la, muito menos produzi-la"( Illich, 2007, p.101)
Parece que Ivan Illich foi mesmo profético no que pensou ha 40 anos sobre Educação e desescolarização...
Referência:
ILLICH, I . Sociedade Desescolarizada, Porto Alegre, Deriva, 2007.
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