sábado, 11 de abril de 2009

CAMÕES E RECEITAS DE BOLO !!!

Aqui no Brasil,na época da ditadura militar,os artigos de jornais proibidos,eram substituídos por poemas de Camões e receitas de bolo. Dizem que o "Estado de São Paulo" e o "Jornal da Tarde" eram os mais censurados.
A década de 1970 foi catastrófica para a área cultural,inúmeras mudanças para pior foram feitas na educação brasileira e os artistas eram covardemente perseguidos!
Muitos professores universitários,e inclusive Paulo Freire,tiveram de ir embora do Brasil. Como Lungaretti descreve com maestria todo este período de nossa história,
digo para que leiam o blog "Náufrago da Utopia":
http://naufrago-da-utopia.blogspot.com/

Só queria colocar aqui que minha infância e adolescência,como a de todos os jovens daquela época, poderia ter sido trilhões de vezes melhor do que foi! O clima era vergonhoso! a liberdade de expressão não existia, e isto causou-nos inúmeros problemas! Como pesquisadora de educação e arte digo que nenhum tipo de bloqueio de liberdades individuais deveria existir! por isso hoje luto para que as pessoas percebam a importância do direito de expressão! Ironicamente, naquela época havia um famoso apresentador de televisão que dizia sempre a frase : "quem não se comunica, se estrumbica!" Chacrinha era o nome dele! talvez por este e por alguns outros motivos ele tenha virado tese de mestrado!

Nadia Stabile - 11/04/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...