segunda-feira, 27 de abril de 2009

(POESIA MATUTA E ERUDITA )- CENTENÁRIO DE PATATIVA DO ASSARÉ - FILME DOCUMENTÁRIO DE Rosemberg Cariry

CENTENÁRIO DE PATATIVA DO ASSARÉ
22/02/09 do site Ser-Tão-Paulistano

O centenário de Patativa do Assaré está próximo. Dia 05 de março de 1909 nasceu no sertão das cotias (ops, é melhor que se corrija o texto, afinal já não estamos mais em São Luis do Paraitinga, de cartola na mão, ao som das marchinhas do Juca Teles). Serra de Santana! Município de Assaré, sul do Ceará. Isso, lá nasceu Antonio Gonçalves da Silva, o filho de dona Maria e de seu Pedro, agricultor.

Consolidou seu nome na história como poeta popular, cantor, compositor e improvisador, sendo uma das figuras mais importantes da música nordestina do século XX. Recebeu diversos prêmios e títulos como o de Professor Doutor Honoris Causa da Universidade Regional de Cariri (1989), da Universidade Estadual do Ceará (1999), da Universidade Federal do Ceára (1999) e da Universidade Tiradentes, em Sergipe (2000). Está sendo estudado na Sorbonne (França), na cadeira da Literatura Popular Universal, sob a regência do Professor Raymond Cantel.(...)
(...)
“Patativa descontente,
nesta gaiola cativa
muito embora diferente,
eu também sou Patativa
Linda avezinha pequena,
temos o mesmo desgosto
sofremos a mesma pena,
embora em sentido oposto,
Teu sofrer e meu penar
clamam a divina lei
tu presas pra cantar
e eu preso porque cantei!”

Patativa do Assaré foi a voz não só do sertanejo nordestino e dos trabalhadores rurais; mas de todos os injustiçados, marginalizados e oprimidos. Sua poesia, embora enraizada no sertão nordestino, é ao mesmo tempo universal por representar o sentimento de uma classe social com a autenticidade de quem é ‘do povo’. Além de poeta popular, foi cantador, violeiro, improvisador, poeta de bancada e também escreveu cordéis (apesar de não se considerar um "cordelista"). [Mais em Wikipedia, verbete Patativa do Assaré](...)

DOCUMENTÁRIO
Patativa do Assaré – Ave Poesia

Documentário, Brasil. 2007.
Direção: Rosemberg Cariry

Sinopse: O filme aborda a vida e a obra do poeta Patativa do Assaré,destacando a relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos e a sua imensa contribuição à cultura brasileira. Dono de um ritmo poético de musicalidade única, mestre maior da arte da versificação e com um vocabulário que vai do dialeto da língua nordestina aos clássicos da língua portuguesa, Patativa do Assaré é a síntese do saber popular versus saber erudito. Patativa do Assaré consegue, com arte e beleza, unir a denúncia social com o lirismo. Aço e rosa.


LEIA MAIS EM :
FONTE: http://sertaopaulistano.blogspot.com/2009/02/centenario-de-patativa-do-assare.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...