iniciação e fotografia - exposição à luz, a luz física ou àquela outra luz.
se a iniciação é velada, se recebeu muita luz incidentalmente, pode ser chamada de * iniciação?
iniciação na filosofia oriental é uma coisa bem diferente do que é no ocidente, ou não?
uma fotografia velada, analógica ou digital, é uma foto que se torna difusa, quase irreconhecível pela entrada de luz em excesso na câmera...sobre fotos com excesso de exposição à luz : overexposure
ou aqui : http://www.picture-power.com/overexposed.html
iniciações ou fotografias veladas são o quê?
acidentes rejeitados? irrelevantes?
Armand Sabattier, em 1862, desenvolveu a *solarização e parece, conseguiu utilizar algo incidental para ampliar as possibilidades técnicas da fotografia.
muitas pessoas passam por iniciações veladas
e estão por ai fazendo coisas surpreendentes.
porém, iniciações precisam de *"mestres" e de *"rituais", mesmo aqui no ocidente.(*"rituais" ou ritos de passagem e *"mestres", somos todos, uns dos outros.)
nadia gal stabile - 07 10 2015
https://pt.wikipedia.org/wiki/Solariza%C3%A7%C3%A3o
* Solarização, também conhecida como efeito Sabattier, é uma técnica fotográfica desenvolvida pelo o francês Armand Sabattier em 1862 e consiste na inversão dos valores tonais de algumas áreas da imagem fotográfica. O efeito era obtido através da rápida exposição à luz da imagem durante seu processamento.[1]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Inicia%C3%A7%C3%A3o
* Iniciação (do latim initiatio) é um termo que remete a começo, entrada: iniciar um evento, ação, circunstância ou acontecimento. Também tem um significado de ascensão de um nível (abandonado) de existência para um outro nível superior.
A iniciação também é um tipo de cerimônia em muitas sociedades, na qual é introduzido um novo membro após alguma tarefa ou ritual particular. Normalmente, o ritual de iniciação envolve a condução do novato por um veterano do grupo, e costuma consistir na exposição de novos conhecimentos - inclusive segredos.
Entre os objetivos de alguns tipos de iniciação, destacam-se o aprendizado de valores fundamentais para a vida no nível seguinte (adulto). O iniciado deve aprender a se fortalecer com o isolamento, sobreviver em condições precárias, estar preparado para as dificuldades da vida (por exemplo, muitas iniciações exigem que o iniciado construa a cabana em que ficará isolado durante o ritual), aprender a caçar, pescar, conhecer a fauna e flora etc.
FACOM - nº 17 - 1º semestre de 2007
4
Retrato de uma face velada:
Baudelaire e a fotografia
Ronaldo Entler
Nenhum comentário:
Postar um comentário