segunda-feira, 12 de outubro de 2015

200 MIL ANOS DE HOMO SAPIENS E VIDA EM MARTE





Nós homo sapiens, fizemos estragos monumentais no planeta, nestes poucos 200 mil anos que estamos por aqui...o que a vida terrestre demorou 3,8 bilhões de anos para começar a desenvolver, e os animais e vegetais demoraram 500 milhões de anos, aproximadamente, para existirem...

Ser um defensor do meio ambiente não é só defender a própria pele, como disse um cientista num programa de tv aberta, que foi ao ar na madrugada de hoje, horário que o povo, quase que no geral, já está dormindo ou vendo filmes ruins em outras emissoras abertas, ou por assinatura.

O tal programa era com 2 cientistas e um escritor sendo entrevistados e o tema era a vida em Marte, ou a presença confirmada de água em Marte, e a provável vida subterrânea por lá.

Um dos cientistas Amâncio Friaça :  https://www.youtube.com/watch?v=pWVafKKGo6I , não o conhecia, e posso dizer que bons programas com cientistas nas tvs abertas, nos fazem muita falta!

Incrível supor que Marte seja um planeta que poderia "ser nós amanhã, ou ser nós ontem", ou seja, se lá já houve vida antes, ou se lá ainda haverá vida...ou se a vida por lá hoje é só subterrânea... e se uma sonda ou um robô nosso pudesse contaminar Marte com alguma bactéria nossa, e no futuro a vida por lá pudesse ter origem terrestre... (embora os equipamentos sejam esterilizados, mas não em 100%, pois se assim ocorresse, tais equipamentos poderiam ser inutilizados)

... Disseram os cientistas, que é quase certeza que daqui há umas 2 ou 3 décadas, a vida extraterrestre será efetivamente descoberta pelo homem e aí muitas coisas mudarão por aqui, uma delas será a ideia de Deus, passaremos a ter uma ideia de Deus muito mais interesssante, e as religiões em geral passarão por uma grande reformulação.

A felicidade expressada por Amâncio Friaça foi impressionante! As tais incertezas sobre um futuro tenebroso neste planeta parece, sumiram no ar e o futuro pareceu ser muito bom... mesmo com as incertezas todas da ciência, mesmo com as trombadas possíveis de planetas ou de corpos celestes, a Terra poderia safar-se por ter esta atmosfera especial, forte ou sei lá...  Citaram uma tal Cratera da Colônia causada pelo impacto de um corpo celeste há 160 milhões de anos, que localiza-se na zona Sul de São Paulo.

Todas as nossas incertezas e temores precisam ser compreendidas e transcendidas, contudo nossas vidas neste planeta não deveriam ter tantos caminhos destrutivos, porque se a natureza demorou tanto para criar tantas espécies de seres, não poderíamos ser nós, os únicos com vida inteligente, a destruir tudo!

Nestes choques de corpos celestes, muitos pedaços de planetas e inclusive do nosso, são espirrados para o espaço e por isso, seria mesmo possível que  poeirinhas nossas, em passado remotíssimo, tivessem se instalado em outros planetas, e assim teríamos a chance de encontrar vidas um pouco semelhantes a nossa em outros planetas! É o que os cientistas  disseram no tal programa, nesta madrugada!

Filosofar sobre estas coisas todas e imaginar o caos ético pelo qual a humanidade poderá passar após a constatação de vida extraterrestre e também imaginar que em Marte poderia ter uma vida muito diferente da nossa...

Muitas coisas para refletir sobre o futuro e sobre o presente!
E alguma felicidade por saber que a vida sempre se regenera, sempre é diversa e surpreendente, como por exemplo saber que sementes de  vida congelada existem nos polos terrestres gelados e que quando se descongelarem, liberarão outros ciclos de vida...

Nadia Gal Stabile - 12 10 2015

 A CRATERA DE COLÔNIA 
por Paulo Gomes Varella
http://www.ceuaustral.pro.br/colonia.htm

 (...)AS PRINCIPAIS CRATERAS BRASILEIRAS


A fim de situarmos a Cratera de Colônia, no contexto das brasileiras, tidas como de impacto, já efetivamente provadas ou ainda em processo de estudo, listamos algumas informações sobre elas:

a) Araguainha ou Domo de Araguainha – situa-se na divisa de Goiás com o Mato Grosso e apresenta um diâmetro de 40 km, com uma idade estimada em 246 milhões de anos. Ela exibe um aspecto multi-circular concêntrico e é, comprovadamente, uma cratera de impacto, sendo a mais bem estudada do Brasil.

b) Serra da Cangalha – localiza-se em Tocantins, próxima à divisa com os Estados do Pará e Maranhão. Seu diâmetro é de 12 km e exibe o aspecto de um anel circular com um núcleo saliente de 3 km de diâmetro formado por uma serra em forma de círculo. Sua idade é de cerca de 200 milhões de anos e é considerada uma cratera meteorítica.

c) Vargeão – cratera com 11 km de diâmetro e idade em torno de 70 milhões de anos. Está localizada em Santa Catarina. Seu aspecto é de uma depressão circular com uma elevação no centro. Nela, foram localizadas rochas que mostram metamorfismo de impacto. Sua origem é considerada por colisão.

d) Riachão – encontra-se no Estado do Maranhão, a 45 km a nordeste da Cratera da Serra da Cangalha. Sua estrutura circular possui 4,5 km de diâmetro e idade inferior a 200 milhões de anos.

e) São Miguel do Tapuio - cratera que apresenta escarpas muito íngremes e bem elevadas na direção oeste e suaves em direção ao leste. Nela são distinguidos dois anéis concêntricos. Esta provável cratera meteorítica, localizada no Estado do Piauí, possui idade pré –Jurássica e cerca de 20 km de diâmetro.

f) Inajá – provável cratera meteorítica situada no Pará com 6 km de diâmetro e idade desconhecida.

g) Cerro de Jarau – cratera circular, provavelmente de origem meteorítica, com 5,5 km de diâmetro e idade próxima a 120 milhões de anos. Situa-se no Rio Grande do Sul e apresenta rochas com evidências de metamorfismo de impacto.

h) Piratininga – provável cratera de impacto localizada no Estado de São Paulo, próxima à cidade de Bauru. Possui 1,2 km de diâmetro e idade em torno de 120 milhões de anos. Apresenta forma circular com elevação ao centro. Foram localizadas algumas rochas que mostram recristalização.

i) outras prováveis crateras de impacto: Curaçá (no Amazonas), Ubatuba (em São Paulo) e Aimorés (em Minas Gerais, próxima à divisa com o Estado do Espírito Santo).(...)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...