domingo, 11 de outubro de 2015

15 PERGUNTAS PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO NO BRASIL

#melhoraraeducaçãonoBrasil



Algumas perguntas para os que ainda não puderam ou não quiseram ver o que já tem sido feito por aqui e pelo mundo na área da educação:

1ª quantas linhas de educação diferentes da tradicional fracassada, você conhece?
2ª você acredita que a disciplina, que engaiolar crianças e jovens em salas apertadas e quase sempre super lotadas, e considerar que todos aprendem da mesma forma é algo humano?
3ª conhece as ideias de Rubem Alves, de Paulo Freire, de Piaget, de Ivan Illich?
4ª já se perguntou sobre o que vem a ser educação integral? ou ainda está achando que educação integral se refere só ao período de tempo que o estudante passa na escola?
5ª sente-se sem alternativas sobre os graves problemas da educação brasileira?
6ª você é daqueles que parou no tempo, e acha que a educação escolar que teve foi ótima?
7ª quantas vezes você conversou com seus filhos, ou com seus sobrinhos, ou com seus netos sobre a situação deles nas escolas? perguntou-lhes se estão animados com algum tema estudado na escola? e se eles nem souberam responder, ou se eles demonstraram estar hiper decepcionados com a escola, o que você pensou em fazer para cooperar?
8ª algum dia na sua vida você se sentiu um ser realmente pensante? se você nunca teve aulas de filosofia na escola, como você fez para descobrir isto?
9ª  você considera que a Internet poderá  causar (ou já está causando) uma grande revolução na educação escolar e familiar?
10ª as salas de aulas como conhecemos, precisam ser explodidas?
11ª você concorda que a educação tenha como razões centrais manter o status quo, distribuir diplomas, certificados, títulos, que cada vez mais não servem para nada e ainda produza pessoas perdidas e infelizes, geralmente?
12ª porque a educação no Brasil que tinha como "ideal" ser para todos, "nenhuma criança fora da escola", democratizando o ensino público e gratuito, cada vez mais se deteriora, não consegue cumprir a demanda, paga mal os professores, deixa às traças tudo o que se relaciona com a educação pública? 
13ª para que ainda estamos apegados a um sistema da idade média, distante dos cidadãos, com projetos de prédios  precários, cheios de grades, com horários absurdos, com mentalidade tacanha, chega!!! o mundo mudou, porque as escolas precisam ser estes lixos?
14ª tudo pode ser tão mais simples, mais humano, mais cooperativo, porque não paramos de ser estes cegos que não querem ver?
15ª como na outra postagem desta série, discorde de tudo o que escrevi, argumente, faça trilhões de perguntas diferentes destas que escrevi!

Nadia Gal Stabile - 11 10 2015

 #melhoraraeducaçãonoBrasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...