A necessidade da compreensão dos aspectos emocionais de professores e alunos nos processos educacionais foi o centro da primeira atividade do 16º Educador – Congresso Internacional de Educação, realizado no Expocenter Norte, na capital paulista.
A palestra “As emoções e o clima emocional são essenciais para a aprendizagem” foi proferida por Juan Casassus, pesquisador que a pedido da Unesco estudou a qualidade da educação na América Latina com base na análise dos fatores propulsores do bom desempenho dos alunos.
Segundo ele, o sistema educacional se encontra num período de transição. “Passamos da educação tradicional, cuja visão era humanista, para a educação moderna, que privilegia a formação de capital humano para competitividade. Hoje se começa a considerar os valores do clima emocional na sala de aprendizagem”.
Casassus apresentou como exemplo a execução de estudos neste sentido. “Coordenei uma pesquisa em 14 países, incluindo o Brasil, onde o clima emocional foi mais influente na aprendizagem do que a soma de todos os aspectos e práticas utilizados no processo educacional. Agora o grande desafio é fazer o docente primeiro entender para depois privilegiar seu estado emocional e do aluno como fator necessário para o ensino e a aprendizagem”.
O pesquisador apontou três fatores que definem o clima emocional no ambiente escolar: o vínculo entre professor e aluno, o vínculo entre os próprios alunos e o quadro que emerge destas duas frentes. Para o educador, o aluno não pode ter medo do professor. “O medo e a vergonha de perguntar fecham a mente e o coração para o ato de aprender. O professor tem que tornar a sala de aula um ambiente seguro, onde não haja castigo após o erro”.
Ele também destacou a necessidade da escola estimular o bom relacionamento entre o alunado. “Problemas como a violência e o uso de drogas emergem da falta de vínculo entre os alunos. Neste sentido, a educação pode curar as feridas da sociedade”.
A interatividade foi um dos destaques da palestra. Casassus pediu que a plateia destacasse as principais dificuldades encontradas dentro da sala de aula. Foram apontados vários aspectos, como indisciplina, falta de respeito e de interesse por parte dos alunos. O pesquisador apontou que a maioria dos fatores citados tem como origem as emoções. “Gestores e professores têm que achar soluções emocionais para estes desafios. A emoção precisa ser encarada como uma disciplina”, afirmou.
Respondendo a perguntas do público, o pesquisador afirmou que uma das maneiras de estimular o vínculo entre professores e alunos é questionar o que se deve ensinar. “Perguntem aos seus alunos o que eles querem de fato aprender. Esse será um caminho de aproximação. Outro desafio para os professores é a conscientização do aluno para a autoeducação. A escola é o espelho da sociedade e vice-versa”, finalizou.
Juan Casassus lançou no 16º Educador sua mais nova publicação – o livro “Fundamentos da Educação Emocional”, da editora Liber Livro. O autor autografou a obra após a palestra.
FONTE : http://64.233.163.132/search?q=cache:QdDTmEcz6dsJ:www.educador.com.br/noticias/educador-educar-2009/juan-casassus-aponta-a-emocao-como-fator-essencial-na-aprendizagem-/%3Fpage%3D1+emo%C3%A7%C3%A3o+sonhos+na+educa%C3%A7%C3%A3o+tradicional&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Nenhum comentário:
Postar um comentário