sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

UM LIVRO SOBRE A AMAZÔNIA REAL - FOTÓGRAFO PEDRO MARTINELLI

 Gente x Mato
O desmatamento da Amazônia ocupou quase semanalmente as páginas de jornais e revistas neste ano de 2008. Ainda assim, apesar de estar no centro da discussão global sobre o meio ambiente, e de representar cerca de 60% do território nacional, a Amazônia ainda parece estar fora do mapa do Brasil.
A maioria dos brasileiros jamais a visitou. Ou, quando o fez, limitou-se à área restrita de um hotel de selva ou ao bumbódromo de Parintins.
No imaginário brasileiro, a Amazônia ainda é uma mistura complexa e confusa de lendas e clichês exóticos, crimes e polêmicas ambientais.
O livro GENTE X MATO, do fotógrafo Pedro Martinelli, é um convite para conhecer a Amazônia real.
Seu ponto de partida é 1970, ano em que teve início o grande projeto de ocupação da floresta, sob o comando dos militares no poder.
Foi nesse ano também que Martinelli conheceu a região, como integrante de uma expedição para contatar os índios Panará.
Desde então, o fotógrafo não parou de percorrer e documentar a vida da maior floresta do mundo, cujas bordas vamos roendo pouco a pouco.
Com 168 imagens, em cor e preto-e-branco, registradas entre 1970 e 2008, GENTE X MATO quer mostrar que a difícil e frequentemente devastadora ocupação da Amazônia é resultado das políticas equivocadas que tiveram início há quase quarenta anos. E que infelizmente continuam em vigor.
Concebido e editado pelo fotógrafo, pelo jornalista/roteirista Marcelo Macca e pelo designer Ciro Girard, GENTE X MATO coloca uma lente de aumento sobre aspectos da vida amazônica que o resto do Brasil ainda insiste em ignorar.
Em formato tablóide, que faz lembrar as antigas revistas que marcaram época na imprensa nacional, como Realidade e O Cruzeiro, GENTE X MATO lança uma pergunta a todos os brasileiros:
“Na Amazônia, o mito, ainda cabem vários sonhos e projetos de futuro. Mas e na Amazônia real? Ainda cabe o quê?”

CLIQUE NAS FOTOS


011
021 051 061 071 081 091 101 111 141 151 0411

CONHEÇA MAIS LIVROS DE PEDRO MARTINELLI ,CLICANDO NESTE LINK:
FONTE : http://www.pedromartinelli.com.br/1/?page_id=33

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...