quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

CURSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA - POLITEIA

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 2010


A autonomia está em voga no discurso pedagógico. Quase todos os projetos pedagógicos das escolas têm por objetivo formar uma pessoa autônoma, um sujeito crítico, um cidadão. Mas quando e como começa a experiência da autonomia? Ora, não há outra maneira de tornar-se autônomo que não pela experiência própria da democracia.

A educação democrática tem uma tradição centenária, embora só recentemente esteja se tornando conhecida. São escolas que buscam revolucionar as relações no seu interior: abolindo a compulsoriedade das atividades acadêmicas, buscando formas mais eficientes e não-competitivas de avaliar o processo de ensino-aprendizagem e compartilhando um espaço de gestão administrativa e pedagógica com educadores, estudantes e pais.

O Curso de especialização em Educação Democrática é ministrado desde 2002 e tem por objetivo apresentar as correntes teóricas da educação democrática, assim como a experiência das principais escolas como Iasnaia Poliana, Summerhill e Escola da Ponte.

Essa tradição de pensamento se atualiza no contexto das novas tecnologias de informação e comunicação que possibilitam o auto-aprendizado e a produção colaborativa de conhecimento. O objetivo final é que os participantes desenvolvam projetos que disseminem os princípios democráticos em suas organizações.

A Politeia tem como objetivo firmar parcerias com a administração pública para oferecer o curso aos professores das redes públicas de ensino, além de parcerias com Universidades e outros agente educacionais para suprir a demanda de interessados fora da região metropolitana de São Paulo.

Este curso já foi oferecido em parceria com a Prefeitura de Mairinque para os professores da rede deste município e dos vizinhos Araçariguama, São Roque e Alumínio; em parceria com a Prefeitura de Campos do Jordão para os gestores da rede municipal; em parceria com ONG de São Paulo e do Rio de Janeiro, para o público em geral.

Além das turmas organizadas na sede da Politeia, os cursos presenciais podem ter diferentes formatos: semestrais, aos finais de semana, intensivos ou como melhor se adaptar ao grupo interessado.

O curso apresenta aos participantes as experiências precursoras da educação democrática, projetos pedagógicos atuais e seus principais pilares: gestão democrática, autonomia, liberdade, autoridade, currículo, aprendizado e interesse são alguns dos temas presentes nos textos, vídeos e exercícios que compõem os encontros do curso.

Encontros às terças-feiras das 19h às 21h - início após o carnaval
Carga horária: 32 horas
25 vagas
Valor: R$ 520,00 em até 4 vezes ou R$ 500,00 à vista


INSCRIÇÃO


Para realizar sua inscrição é necessário enviar um e-mail para secretaria@politeia.org.br com os seguintes dados:

Nome/ Telefone/ E-mail/ Área de atuação/ Forma de pagamento.

A inscrição será efetivada com o pagamento no 1º dia do curso (02/03) na secretaria da Associação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...